Que touro escolher para cobrir vacas F1 Senepol na fazenda em Rondônia?

Criador rondoniense pretende usar touros Canchim ou Caracu e quer saber se são boas opções; ele pergunta também se deve considerar alguma outra raça

“Giro do Boi” responde nesta quinta, 15, o criador Davi Guedes, de Porto Velho, capital do estado de Rondônia. Ele disse que está começando sua atividade de cria na pecuária e possui um plantel de fêmeas F1 Senepol x Nelore.

Sua dúvida é que raça escolher para cobrir esta vaca a campo. Ele acrescentou que considera touros Canchim e também Caracu. Além disso, quer saber se alguma outra raça pode entrar na lista das suas opções.

Quem esclareceu a dúvida do criador foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamentos, autor do blog Crossbreeding e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

“Antes de tudo, você tem que ter claro na sua cabeça que a sua matriz, essa fêmea F1 é uma fêmea 100% tropical. Para usar touro sobre ela, você também vai ter que usar um touro que consiga trabalhar bem aí em Rondônia. Em Porto Velho faz um calor forte e o animal, se não for adaptado, vai sofrer muito”, apresentou Zadra.

“O Canchim é uma ótima opção! Se você tiver criadores aí em Rondônia que têm touros um pouco mais adaptados ao estado, é uma ótima opção porque você vai fazer um cruzamento terminal de ótima qualidade”, aprovou Zadra.

“O Caracu também vai trabalhar muito bem! O Caracu também é uma raça de grande porte, tem um biotipo continental. Você jogando sobre a sua F1 Senepol x Nelore, que tem um biotipo praticamente de fêmea meio-sangue britânico, um biotipo continental, como o Caracu, ou mesmo o Canchim, você vai complementar. Você vai ter complementaridade, produzindo um animal de bom tamanho e com adaptabilidade suficiente para a sua região. Essas são ótimas opções: Canchim e mesmo o Caracu”, opinou Zadra.

“Você pergunta se tem outra opção. O Bonsmara também vai trabalhar muito bem no seu gado como taurino”, ofereceu o zootecnista. Zadra ainda comentou que pode não ser uma boa ideia usar os zebuínos, sobretudo em novilhinhas sem cupim. “E com os zebuínos a gente tem que ter um pouco de cuidado por conta de problemas de parto, de distocia. Ele pode dar um probleminha de parto sobre novilhinhas que não têm cupim. Então continue usando um taurino ou um bimestiço que você vai ter ótimos resultados”, concluiu.

Qual a melhor raça para cruzar com fêmeas meio-sangue Senepol no Maranhão?

Que touros cruzar com fêmeas ½ sangue Angus x Nelore e Senepol x Nelore?

+ Que touros usar em fêmeas Senepol x Nelore na região alta da Serra da Mantiqueira?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta de Zadra ao criador rondoniense no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Crossbreeding.com.br