Que touros usar em fêmeas Senepol x Nelore na região alta da Serra da Mantiqueira?

Criadora tem propriedade no município mineiro de Liberdade, em local com mais de 1.100 metros de altitude, e busca opções para as matrizes F1

“Zadra, somos fazendeiros aqui na Serra da Mantiqueira, na cidade de Liberdade, Minas Gerais. Aqui são 1.150 metros de altitude, é um clima tropical de altitude, e temos fêmeas meio-sangue Senepol x Nelore. Qual raça você recomenda para usar sobre elas aqui na Serra da Mantiqueira?”, indagou a criadora Luciene Seixas em mensagem enviada ao Giro do Boi.
A pergunta foi respondida nesta quarta, 17, no quadro Zadra Responde, pelo zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamentos, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
O zootecnista disse que a fêmea F1 Senepol x Nelore é 100% tropical, portanto de pelo curto, ou pelo zero, podendo sofrer um pouco no inverno naquela região. “Vai crescer muito pouco pelo no inverno para ela se proteger. O ideal para você usar sobre essa matriz, essa novilha F1 seria, como touro, um bimestiço, seja aí o Braford ou o Brangus. Como (cruzamento) terminal, o Canchim ou Santa Gertrudis”, recomendou.
“Se você for inseminar, você tem que usar uma raça europeia, seja um Angus de grande porte, com DEP de altura bem extremada, animais grandes, para poder compensar este tamanho de tipo britânico para a meio-sangue Senepol x Nelore. Então o ideal é você inseminar com um Angus de grande porte, ou mesmo um Simental, um Black Simental, de grande porte para se fazer uma fêmea novamente muito boa”, acrescentou. O zootecnista acrescentou ainda a raça Charolês às alternativas para a fazendeira.
“Esse animal será meio-sangue europeu, meio-sangue de raças do frio, como eu costumo dizer, e meio-sangue tropical, porque a mãe dele é Senepol x Nelore, e os dois são tropicais. Portanto será um animal muito adaptado para o seu clima, ele vai criar pelo no inverno e vai perder pelo no verão”, explicou.
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa do zootecnista pelo vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Crossbreeding.com.br