Queimadas no Pantanal do MS já se alastram por mais de 120 mil hectares

Poder público intensifica ações de combate aos foco de incêndio, que se propagam pelos ventos fortes e atingem vegetação ressacada após o período do inverno

O Giro do Boi desta segunda, 04, alertou produtores do Pantanal sul-mato-grossense ao exigir imagens de queimadas que estão atingindo a região desde o final de outubro. Segundo nota divulgada pelo governo do estado, números atualizados apontavam que até o início deste mês de novembro 122 mil hectares já haviam sido atingidos pelo fogo entre os municípios de Aquidauana, Miranda e Corumbá.

“Essa nossa região aqui teve infelizmente esta catástrofe por um inverno rigoroso e um fogo muito intenso. Então a gente pede aos companheiros apoio para tentar controlar este incidente”, frisou o originador da unidade Friboi em Anastácio-MS, Fábio Ximenes, em participação no quadro Giro pelo Brasil.

O vento forte e a vegetação ainda seca após o fim do inverno contribuem para a expansão da área atingida pelo fogo. O combate aos focos está sendo intensificado pelo governo do MS, Exército, Ministério do Desenvolvimento Regional, Ibama, ICMbio e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e do Distrito Federal.

Veja as imagens das queimadas e mais informações pelo vídeo abaixo