Região norte de MT tem previsão de temporais para o fim de semana

Precipitações no local já atrapalharam o embarque de gado gordo desde a última semana, quando chegaram a 150 mm; saiba como se programar para evitar problemas com o transporte

Conforme o previsto pelo Inmet, o acumulado de chuvas para Região Amazônica típico desta época do ano chegou a 150 mm ao longo da última semana. A precipitação foi suficiente para atrapalhar o embarque de gado ao Norte do Mato Grosso, mais precisamente nas regiões de Alta Floresta e Apiacás.

Foi o que comentou nesta sexta, 18, no quadro Giro na Estrada, o engenheiro agrônomo Leonardo Vieira, coordenador de logística do boi gordo da JBS. “Em Alta Floresta, Devido à localização da cidade no Bioma Amazônico, há um índice pluviométrico bem elevado nesta época. […] É uma região que tem um volume de estradas da terra bem elevado também. Você só tem a parte de estrada estadual que já está pavimentada”, advertiu o agrônomo.

Vieira recomendou que o produtor se programe para as próximas datas de embarque, verificando condições climáticas e também possíveis ocorrências nas estradas e dentro da porteira. Para tanto, estar atualizado quanto às previsões do tempo e a comunicação com a unidade em que abate seus animais são pontos essenciais.

+ Acesse o site do Inmet e veja as previsões para os próximos dias

Na última semana em conteúdo exibido pelo Giro do Boi, o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador do Inmet, já havia alertado para o volume alto de chuvas no Extremo Sul do Brasil, fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, e também no Bioma Amazônico, entre Mato Grosso, Rondônia, Pará e Amazonas. Enquanto no RS as chuvas chegaram ao acumulado de 400 mm em algumas regiões, no Centro e ao Norte do Brasil, as pancadas totalizaram cerca de 150 mm.

Nesta sexta, dia 18, Schneider fez dois alertas para os produtores de todo o Brasil: entre hoje e amanhã (19), temporais podem acontecer ao Norte do Mato Grosso e algumas regiões do Norte do Brasil dentro do Bioma Amazônico (veja na foto em destaque, ou pelo vídeo abaixo, as áreas em amarelo); já ao Norte de Minas Gerais e interior Bahia, o clima quente (acima dos 35ºC) faz com que o solo seque muito rapidamente, ainda sem previsões de chuvas para a região. Enquanto isso, na Região Sul, a novidade é uma frente fria, que agora deve passar a provocar chuvas além do Rio Grande do Sul, mas também em Santa Catarina e Paraná.

Confira a previsão do tempo para a próxima semana e as recomendações para os pecuaristas que estão com bois escalados para abate nas regiões de chuva mais intensa: