Responsável por pesquisas de inteligência geográfica, Embrapa Territorial completa 30 anos

Cerimônia foi marcada por assinatura de protocolo de intenções de colaboração entre ministérios da Agricultura, Meio Ambiente, Defesa e Relações Exteriores

A Embrapa Territorial, com sede em Campinas, estado de São Paulo, celebrou no último mês de maio seus 30 anos de fundação. A solenidade contou com a presença de ministros de Estado, além de dirigentes e membros de associações e empresas ligados ao setor.

A unidade cumpre o papel de dimensionar a ocupação territorial do Brasil, função que vai além de observar as cadeias produtivas do agronegócio, como também das áreas de preservação ambiental, unidades de conservação e também sistemas integrados.

“Esta unidade aqui é inovadora e faz um trabalho bem diferente de todas as outras. A inteligência geográfica do Brasil está aqui e isso nos faz conhecer a dimensão da nossa agricultura e como conservamos o nosso meio ambiente”, resumiu o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa.

A cerimônia foi marcada também pela assinatura de um protocolo de intenções de colaboração entre os ministérios da Agricultura, Meio Ambiente, Defesa e Relações Exteriores para ampliação das ações de acompanhamento das atividades agropecuárias, proteção ambiental, defesa, segurança pública e promoção internacional do agro brasileiro, atuando, por exemplo, na evolução das negociações com o Mercosul e União Europeia.

“Vamos respeitar integralmente os interesses do nosso setor e procurar mais acessos na Europa e o equilíbrio estes fatores. Mas estamos esperançosos”, confirmou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Confira a reportagem completa no vídeo abaixo, com depoimentos também do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e Evaristo de Miranda, o chefe da Embrapa Territorial:

Foto: Reprodução / Embrapa Territorial