Rústico e produtivo com carne de qualidade, raça Nelore é “patrimônio nacional”

Giro do Boi vai abordar evolução da raça em programa especial às 20h do dia 09/12 pelo Canal Rural

“Esse boi de cupim é imbatível. Eu tenho muito orgulho, são 26 anos de formado, eu sou médico veterinário, e no meu tempo de faculdade isso aqui tudo era impensável”, surpreendeu-se o pecuarista e veterinário com 26 anos de formação Wagner Granado em meio à sua participação na última etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2019 em Campo Grande-MS.

A raça será tema central de edição especial do Giro do Boi na próxima segunda-feira, dia 09, a partir das 20h pelo Canal Rural. O programa vai relevar os resultados completos do próprio Circuito Nelore de Qualidade 2019, incluindo os nomes dos vencedores, e também exibir entrevistas com os agentes envolvidos nas avaliações das carcaças ao longo deste ano.

E embora a raça não tenha sua origem diretamente ligada ao Brasil, sua evolução nos trópicos e sua relevância para uma das principais atividades econômicas do país faz até com que seja considerada como patrimônio nacional.

“A gente tem esse privilégio de ter o Nelore aqui no nosso país, como o doutor Nabih (Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB) costuma dizer, é um patrimônio nacional. Tem que ser patrimônio a raça Nelore, o Nelore brasileiro, genoíno brasileiro. É uma raça diferenciada. Além da rusticidade que muita gente ouve falar, não é só isto, ele converte bem, é um animal que ganha muito peso, tem muita respostas. Tanto é que a gente vê, aonde a gente anda o Nelore está em todo lugar, está no país todo. Isso é motivo de alegria pra nós todos e para o pecuarista principalmente, porque eles estão fazendo um produto de muita qualidade”, comemorou o assessor técnico da ACNB, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, Gustavo Callejon.

Veja mais detalhes: