Saiba a idade ideal de uma vaca ir para o abate 

O Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 16, tirou a dúvida do telespectador Pacheco, de Porto Velho, capital de Rondônia. Ele quer saber qual o momento ideal de descarte de uma matriz meio-sangue Senepol com Nelore, e se há um número de crias limite para que a vaca seja destinada ao abate.

A resposta ficou por conta do zootecnista Alexandre Zadra, especialista em raças, genética e cruzamento industrial, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os Estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

A fêmea F1 Senepol/Nelore é muito boa, fértil e que pode ter sua vida reprodutiva aos 16 ou 18 meses, com 300 quilos, a depender do sistema nutricional dela, após a desmama da novilha, de acordo com Zadra.

“Até três crias, ela ainda ganha peso. Então a vaca você ganha com o peso dela e ganha com até três bezerros pesados que ela deixa para você. É um lucro grande de uma fêmea F1 taurina/zebuína”, diz Zadra.

A recomendação dele, se for inseminar, é usar sêmen de um touro europeu como o Charolês ou Simental, se for com touros a campo, a recomendação seria usar um touro bimestiço, ou mesmo um touro Bonsmara ou Caracu.

 Veja a resposta completa pelo vídeo abaixo:

Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial,. Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].