Saiba como diminuir a rotatividade de funcionários na sua fazenda

Especialista em gestão de pessoas destacou a importância do processo de integração bem feito na chegada de um funcionário novo na fazenda

Você contratou um bom funcionário, um profissional que foi bem na entrevista e apresentou um currículo compatível. E agora? O que fazer para que ele se adapte bem à sua empresa, à fazenda, desenvolva todo o seu potencial e, tão importante quanto, fique produtivo por muitos anos na lida? Este foi o tema do terceiro episódio do quadro “Gestão de Pessoas na Fazenda” com a pedagoga, jornalista e consultora em gestão de pessoas e desenvolvimento humano em empresas rurais na Destrave Desenvolvimento, Jacqueline Lubaski.

A especialista destacou que a integração do funcionário em sua chegada, para que se sinta bem vindo, é ferramenta essencial para diminuir a rotatividade na equipe.

“Quais são os passos para que essa pessoa se sinta integrada? Exatamente isso, ele chegou e quem irá recepcioná-lo? É importante que você tenha na sua fazenda uma pessoa responsável por receber esta pessoa , para apresentar a sua propriedade, apresentar os segmentos, com o que a fazenda trabalha, o que você faz ali, qual seu intuito, apresentar principalmente a cultura organizacional (leia mais sobre cultura organizacional no link abaixo).

+ Pecuarista, sua fazenda tem cultura organizacional?

Além de apresentar os importantes conceitos de missão, visão e valores, a integração deve deixar claro o que se admite e o que não se admite dentro da fazenda, conforme frisou a consultora. “Com essa comunicação sendo clara, você vai ter um colaborador muito mais comprometido e, com certeza, o sucesso é consequência”, projetou Lubaski.

A especialista destacou que mais do que entender os comportamentos e os limites oferecidos pela cultura da propriedade, o conhecimento sobre a história daquela fazenda pode conquistar a fidelidade de um novo funcionário. “A integração é o momento crucial para que ele se identifique com a empresa em que ele está iniciando o trabalho”, apontou.

+ Quem não conhece a fazenda não tem como defendê-la

Segundo Lubaski, na integração é também o momento de o gestor apresentar a equipe, todos os colegas, para as boas vindas, que sela a chegada do novo funcionário.

A especialista também falou da integração do ponto de vista do recém-contratado. “E você, colaborador que está entrando nesta fazenda, se abra! Não acredite, não fique pensando que você já sabe tudo. Fique atento, fique ligado em todas as informações que esta empresa vai te passar porque isso vai fazer a diferença para que você continue se desenvolvendo. Façam perguntas, tem que perguntar se não entendeu como fazer determinada tarefa, quais os horário, que dia é o do pagamento, que dia vai para a cidade… Quando todas essas dúvidas são sanadas na integração, uma integração bem feita, faz uma grande diferença. Pergunte sobre segurança do trabalho, quais são as regras”, ilustrou Lubaski.

“Eu verifico que este é o caminho para que você consiga inserir pessoas que vão se comprometer com o seu negócio, com a sua fazenda, com a sua empresa e, consequentemente, vai diminuir a sua rotatividade. Esse é o grande gargalo que talvez você sinta na sua fazenda”, concluiu.

+ Como abrir vaga de emprego na fazenda? E como ser um bom candidato?

Fazendas mais lucrativas do Brasil pagam mais a funcionários

Como premiar os funcionários de uma fazenda de pecuária de corte?

Assista e faça download das palestras em PDF do Webinar Giro do Boi – Segredos dos gestores das melhores fazendas

Veja esta edição completa do quadro “Gestão de Pessoas na Fazenda”: