São Paulo lança primeiro centro de pesquisa de pecuária sustentável do País

Unidade será sediada em São José do Rio Preto e servirá como vitrine de fazenda modelo para o Brasil

O Giro do Boi desta segunda-feira, 16, apresentou mais uma reportagem da série feita durante o Fórum Metano na Pecuária, um importante evento realizado no início de maio e que discutiu as estratégias e as tecnologias para a redução das emissões deste gás de efeito estufa (GEE) relacionado à produção de bovinos no Brasil.

Desta vez o assunto foi o lançamento do primeiro Centro de Pesquisa em Pecuária Sustentável do País, que será sediado no município de São José do Rio Preto, segundo a Renata Branco, pesquisadora do Instituto de Zootecnia (IZ), que faz parte da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

“Temos bastante pesquisa em vários centros, mas nenhum centro focado em pecuária sustentável. Então, a Secretaria de Agricultura, dentro do plano de metas de neutralidade climática do Governo do Estado de São Paulo, propôs que fosse criado um novo centro com essa temática”, diz Renata.

A partir deste centro, será estruturado uma fazenda modelo onde possa ser feita a transferência de tecnologia para a cadeia produtiva, com todas as pesquisas relacionadas à pecuária sustentável como a avaliação de aditivos nutricionais para bovinos em confinamento, recria intensiva e terminação intensiva a pasto e em confinamento.

Pecuária leiteira sustentável

Outro destaque do evento foi o trabalho de pesquisa da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, no interior de São Paulo. O pesquisador Alexandre Berndt, da unidade, está avaliando uma produção leiteira que une a robótica a um sistema de integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF).

“Pegamos um robô de ordenha que é usado amplamente na Europa nos Estados Unidos e colocamos no sistema de pasto. E isso não é comum. Então sabemos manejar bem pasto e sabemos manejar os sistemas de ILPF. Agora vamos passar a estudar tudo isso junto lá na Embrapa”, diz Berndt.

O Fórum Metano na Pecuária, realizado de 4 a 5 de maio na capital paulista, foi uma iniciativa da JBS, líder global em proteína animal, e da Silvateam, indústria especializada no processamento de extratos vegetais para curtir couros de alta qualidade. O fórum também contou com o apoio de várias empresas públicas, privadas, instituições e órgãos de pesquisas.

Confira no vídeo abaixo a reportagem na íntegra: