“Sisbov é instrumento de gestão bastante significativo", afirma especialista

Professor da Mackenzie destaca que rastreabilidade traz “uma série de benefícios do ponto de vista prático e operacional” para os pecuaristas

Nesta terça, 20, o Giro do Boi recebeu em estúdio o doutor em nutrição humana aplicada pela USP e docente da Universidade Mackenzie, de São Paulo, Nelson Roberto Furquim, autor dos livros “Carne bovina: práticas de produção e gerenciamento” e “Rastreabilidade e produção de carne bovina no Brasil: desafios e oportunidades”.

Ao falar de sua obra sobre rastreabilidade, o professor destacou um aspecto além da oportunidade de escoamento da carne bovina para o mercado europeu com valor agregado. “Cabe lembrar que o Sisbov também é um instrumento de gestão bastante significativo do ponto de vista de todas as contribuições que ele pode trazer para o pecuarista e para todos aqueles envolvidos na cadeia produtiva porque ele traz, inclusive, uma série de benefícios do ponto de vista prático, operacional, promovendo aquilo que é o grande objetivo de se ter um sistema de rastreabilidade, que é entregar um produto de qualidade para o consumidor final com uma segurança alimentar assegurada e a possibilidade também de nós fazemos o rastreamento caso haja qualquer problema. Além de, também, disponibilizar a certificação de origem”, pontuou.

Na pesquisa desenvolvida para a conclusão de sua obra, Furquim disse que os produtores apontaram as maiores dificuldade para implantar a rastreabilidade em suas fazendas. “O aspecto mais crítico foi justamente o investimento que precisa ser feito para que estas propriedades estejam adequadas para atender estas exigências de rastreabilidade”, indicou. Problemas como dificuldade acesso à tecnologia também foram citados pelos produtores.

Veja a entrevista completa com Nelson Furquim pelo vídeo:

Mais informações sobre o tema podem ser solicitadas diretamente ao doutor em nutrição humana aplicada pelo e-mail [email protected].