Substituição na fazenda: sai boi magro pro boitel e entram bezerros na recria intensiva

Veja como o pecuarista pode acelerar o giro de estoque levando boiada magra pra terminação no cocho enquanto aumenta o rebanho intensificando a recria de bezerros

Tal qual um técnico de um time de futebol, o pecuarista pode mexer no seu time para melhorar o resultado. Só que ao invés de substituir um jogador por outro, ele pode tirar de campo um boi magro e inserir em seu sistema, por exemplo, dois bezerros, que ocuparão a mesma área de pastagem e poderão acelerar o giro de estoque na propriedade.

Em entrevista ao Giro do Boi desta quarta, 02, o médico veterinário e gerente do Boitel JBS em Castilho-SP, Luciano Júnior, o Guacho, falou sobre este processo de intensificação. “Um boi de 380 a 400 quilos consome mais capim, é mais pressão sobre as pastagens. Então é hora de girar, fazer o giro de estoque, mandar o boi magro para o confinamento para a gente fazer a terminação dele em 100 dias. E, no lugar, comprar o bezerro, colocar no pasto, aumentar a taxa de desfrute da propriedade. Na hora em que ele estiver matando esse boi, o bezerro já está virando um garrotinho, que por sua vez já vem para o cocho ano que vem. Enquanto isso, ele intensifica a recria e deixa a terminação com a gente. […] Os nossos parceiros fazem a recria bem intensiva, aumentam o giro da fazenda, a taxa de desfrute e deixam o resto com a gente”, sugeriu Guacho.

Segundo Guacho, o produtor percebe cada vez mais o benefício do sistema – em 2020, o boitel em Castilho-SP engordou cerca de 82 mil cabeças de pecuaristas parceiros. O impacto da terminação intensiva no giro de estoque do criador pode ser atestado pela precocidade dos animais abatidos, conforme destacou o veterinário. “Dos 82 mil animais abatidos, acima de 90% deles são animais abaixo de 4 dentes. Então a gente vê a cada ano a idade dos animais diminuindo e a gente tendo um bom peso de carcaça”, aprovou.

A facilidade da negociação também foi valorizada pelo veterinário. “O parceiro só tem o trabalho de ligar aqui, a gente combina a melhor modalidade (diária, parceria, ração por quilo ou arrobas engordadas), a melhor forma para a gente atender nosso parceiro. Daí para frente é com a gente”, resumiu.

Além da unidade em Castilho, o Boitel JBS está em São Paulo também na unidade de Guaiçara. A companhia também tem boiteis em MS (Terenos e Rio Brilhante), MT (Lucas do Rio Verde, Confresa e Nova Canaã do Norte) e MG (Campo Florido).

O contato para os produtos interessados em mais informações sobre escalas de animais pode ser feito pelo e-mail [email protected].

Leia também:

+ “Recria turbinada” reduz idade ao 1º parto e eleva em até 30% eficiência da engorda

+ Garantia do resultado é principal vantagem para pecuarista que engorda em boitel

Pecuarista está ganhando mais com engorda em boitel em 2020 do que em 2019

Em ano de insumos mais caros, boitel pode ser a solução para o pecuarista

Boitel ajuda a tapar os gargalos da engorda intensiva para o pecuarista

Veja no player a seguir a entrevista completa com Luciano “Guacho” Junior:

Foto ilustrativa: Gustavo José Braga / Reprodução Embrapa