Suor, saliva, sola da bota: veja como dar opções de lazer aos funcionários da fazenda

Produtor rural deve se preocupar com qualidade de vida não só dos funcionários, como de seus familiares, principalmente em propriedades rurais mais distantes das cidades

Durante mais uma edição do Gestão de Pessoas na Fazenda, a pedagoga, jornalista e consultora em gestão de pessoas e desenvolvimento humano em empresas rurais na Destrave Desenvolvimento, Jacqueline Lubaski, tratou da importância de ter opções de lazer para os funcionários da propriedade rural, localizada muitas vezes longe das cidades, onde tais atrações podem ser encontradas.

“Principalmente para você, empresário, que tem fazendas de difícil acesso: se você não criar um ambiente onde as pessoas tenham algo para fazer, infelizmente a sua rotatividade vai aumentar”, sustentou a especialista.

Lubaski revelou que recebe grande número de reclamações a respeito deste tema partindo dos campeiros das propriedades que visita. Solucionar o problema, portanto, parte de ouvir essas pessoas. “Sente-se com ele, ouça, tente compreender o que as pessoas que estão ali gostam de fazer. Se é um dominó, um baralho, se é internet, que já chegou no campo. […] Inclusive é uma das primeiras perguntas quando a gente vai contratar. ‘E aí, lá tem wifi?”, ilustrou.

Campinho de futebol, pesca, gincanas, quadra de areia são exemplos de estruturas e atividades fáceis de serem implementadas em uma propriedade rural e que eleva substancialmente a qualidade de vida não só dos funcionários como da família deles, um componente importante da equação da felicidade. “A ideia é que o lazer que você leve para a fazenda seja de uma forma que leve as pessoas a serem mais felizes”, resumiu.

A consultora ponderou que caso a opção seja algum tipo de competição, é importante esclarecer as regras e acompanhar pessoalmente, seja o próprio pecuarista, o gerente ou o capataz, todo o desenvolvimento da atividade.

“E tudo isso só tem um custo: suor, saliva e sola sola da bota. É só isso, é o seu tempo. Então dedique o seu tempo para os seus colaboradores e, com certeza, você vai ter uma equipe fiel a você, feliz, e que não queira ir embora da sua propriedade, da sua fazenda”, concluiu Lubaski.

Vejas as dicas de Gestão de Pessoas na Fazenda pelo víde a seguir:

Foto: Reprodução / Prodap