Técnica descoberta pela Esalq/USP melhora em 33% o uso da IATF

Encurtamento do período de aplicação dos protocolos de inseminação viabiliza o trabalho com volume maior de matrizes em menos tempo

O professor e pesquisador da Esalq/USP Roberto Sartori, graduado, mestre, doutor e pós-doutor em medicina veterinária, falou ao Giro do Boi a respeite de uma descoberta feita a partir de um estudo conduzido por ele mesmo Departamento de Zootecnia da instituição com o objetivo de intensificar a produtividade da IATF – inseminação artificial por tempo fixo.

O estudo consistiu na simplificação do protocolo para aumentar sua eficiência. “Estamos desenvolvendo um protocolo mais curto, descobrindo dias mais interessantes para trabalhar durante a semana, com um protocolo com nove dias de manejo total, sendo sete dias para colocação dos implantes de progesterona, em que nós conseguimos trabalhar mais fêmeas, mais fazendas, mais retiros por semana”, revelou o professor. Na comparação com a aplicação dos protocolos convencionais, que é aplicado em cerca de dois lotes por semana, o novo manejo pode inseminar até três lotes, com o potencial aumento de 33% no número de animais inseminados por sessão.

Confira os detalhes pelo vídeo abaixo: