Telespectador registra “despertar” da fauna pantaneira após as chuvas sobre a região

Após 23 dias de queimadas que destruíram mais de 170 mil hectares, a chuva voltou a incidir sobre a região e alegrou os animais; pantaneiro registrou sons em vídeo

Foram 23 dias de queimadas intensas que se alastraram por 173,5 mil hectares no Pantanal, uma consequência do longo período de estiagem, mas bastaram duas boas chuvas para a vida retomar seu curso em meio ao bioma. Nesta segunda, 11, o Giro do Boi exibiu vídeo registrado pelo telespectador Joelso Costa do Santos, gerente da Fazenda Seriema, em Miranda, Mato Grosso do Sul, que flagrou a fauna em festa.

“Depois de vários dias, o Pantanal estava adormecido. Mas basta vir uma chuva que o Pantanal já despertou de novo. Por isso que eu amo esse meu Pantanal. Cinco a dez dias atrás, silêncio! Duas chuvas boas…”, exaltou.

“Vamos fazer aqui o que gostamos de fazer, produzir carne para o mundo, e carne de primeira! E com isso, vamos girar o boi, meu amigo, vamos para a lida!”, animou-se Joelso.

Segundo a agência de notícias do governo do MS, os incêndios no Pantanal foram controlados e a força tarefa, composta por cerca de 300 pessoas do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal, Ibama, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, Exército e ICMBIO, além de funcionários voluntários das fazendas, já foi desmobilizada.

Escute o “som da renovação” do Pantanal pelo vídeo abaixo: