Tem algum tratamento para fazer minha vaca entrar no cio?

Pecuarista do interior gaúcho disse que sua vaca está com cria de cinco meses ao pé, mas ainda não voltou ao ciclo reprodutivo novamente; veja resposta do veterinário

Tem algum tratamento para a vaca entrar no cio? A cria dela já tem cinco meses e ainda está mamando”, questionou o criador João Poersch, de Boa Vista do Buricá, no Rio Grande do Sul, em mensagem destinada ao Giro do Boi.

Foi o médico veterinário Alexandre Prata, consultor técnico da GlobalGen, quem atendeu o pecuarista com uma simples resposta. “O tratamento indicado pode ser o uso de prostaglandina. Você aplica essa dose de prostaglandina e essa vaca provavelmente pode entrar no cio de dois a três dias depois. E um outro jeito de aplicar o tratamento é fazer um protocolo de IATF, em que você aplica alguns fármacos e aí, sim, você insemina essa vaca sem precisar observação de cio”, destacou.

Leia também:

+ Como inseminar todas as minhas novilhas ao mesmo tempo?

+ Tenho novilha de seis anos que não pega cria. Qual é o problema?

Baixo escore corporal é principal causa de resultado negativo na reprodução

Qual é a sua dúvida sobre reprodução para gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

A resposta completa de Alexandre Prata está disponível no player abaixo: