Tempo esquenta no Brasil Central e Inmet reforça alerta para queimadas

Em regiões de Goiás, Tocantins e interior de São Paulo, combinação de temperaturas elevadas com umidade abaixo dos 15% facilita formação de focos de incêndio

Nesta sexta, 16, o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), trouxe alerta para focos de incêndio em zonas rurais do Brasil Central.

“Nos próximos dias começa a esquentar bastante na região Central do Brasil, com índices de umidade que devem ficar, na segunda e na terça-feira, abaixo dos 15% nesta região entre Goiás, Tocantins e interior de São Paulo. E com temperaturas bastante elevadas, que proliferam as queimadas, então vai o alerta”, confirmou Schneider.

De acordo com o meteorologista, em boa parte do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, como Goiás, norte de São Paulo, oeste de Minas Gerais (próximo ao Triângulo Mineiro), Cuiabá-MT, Paranaíba e Campo Grande-MS, as temperaturas podem chegar a até 38º C, enquanto a umidade pode descer a até 10%.

A exceção fica por conta da Região Sul, que tem passagem de frente fria e ventos fortes ao longo do fim de semana, chegando até o sul do MS. “O tempo muda novamente com uma passagem de frente fria no Sul do Brasil no final de semana”, afirmou Schneider.

As chuvas ficam concentradas em áreas isoladas do Bioma Amazônico, no Recôncavo Baiano e no litoral do Sul e Sudeste até ES e sul de MG.

Veja a previsão do tempo para os próximos dias pelo vídeo abaixo: