Tenho matrizes meio-sangue Canchim x Nelore. Devo cruzá-las com Angus?

Veja os conselhos do zootecnista Alexandra Zadra para o criador com fazenda em Camapuã, no Mato Grosso do Sul

“Antes de tudo, devemos deixar claro que não existe a raça perfeita, a raça ideal, para todos os sistemas e para todos os modelos e mercados. Portanto, existe a raça ideal para cada sistema, para cada matriz que a gente usar, para cada tipo de mercado que a gente busca”, disse o zootecnista Alexandre Zadra na introdução do quadro Zadra Responde exibido no programa desta sexta, dia 20.

O especialista em cruzamentos, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, respondeu a pergunta de Josué, produtor em Camapuã-MS: “Zadra, eu tenho aqui matrizes do cruzamento de Canchim com Nelore. Seria ideal eu utilizar um Angus sobre elas aqui?”, questionou Josué.

“Sua pergunta vem a calhar porque muitos criadores têm matrizes azebuadas, como eu costumo dizer, esse gado que seria 31% de sangue europeu e 69% de sangue Zebu. Se você usar o Angus nesse gado, você vai gerar um animal que tem um alto metabolismo, metabolismo muito bom pra confinamento para ser recriado com capricho. Sendo assim, o ideal é, se você quiser cruzar com Angus, você vai fazer um animal que tem que receber ração pós-desmama, sempre muito caprichoso e para se abater tanto os machos como as fêmeas, ok? Se for para você aproveitar a fêmea, ou para se recriar a pasto, o ideal é você cruzar com um taurino adaptado, seja um Senepol, um Caracu, seja um Bonsmara. Você vai ter resultados onde o animal vai ser mais adaptado”, indicou.