Touro Braford garante bons machos para corte e fêmeas para leite?

Confira a dica do zootecnista Guilherme Marquez, gerente de Produto Leite da Alta Genetics do Brasil

O telespectador Marcelo Pfeifer mandou sua dúvida para o quadro Giro do Boi Responde. Ele é do município de Cerro Branco (RS). Pfeifer diz que tem novilhas meio sangue Jersey com Pardo Suíço.

Ele quer saber se é uma boa opção cruzá-las com um touro Braford. O plano do pecuarista é obter machos bons para corte e fêmeas boas para o leite. A dúvida foi respondida nesta segunda-feira, 6, no programa Giro do Boi.

A cruza pode dar, sim, bons machos para o corte e boas fêmeas para o leite. A avaliação foi do o zootecnista Guilherme Marquez, gerente de Produto Leite da Alta Genetics do Brasil. Entretanto, o pecuarista deve se atentar para animais mais próximos do tamanho de suas vacas.

“Quanto mais distante uma raça é, geneticamente falando, de uma outra raça, mais podemos ter problemas de tamanho de bezerro. Por isso, precisamos nos preocupar com o tamanho da nossa vaca e com a estrutura corporal dela. Precisamos fazer com que a nossa vaca tenha um parto de uma forma mais natural, sem precisar de assistência e com menos sofrimento”, diz Marquez.

Confira na íntegra a resposta no vídeo abaixo:

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre cruzamento, genética ou demais dúvidas que você tiver na fazenda. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].