ESTAÇÃO DE MONTA

Touro cobre e não emprenha: o problema está no reprodutor ou na matriz?

Confira a resposta do zootecnista Rafael Cassiolato, especialista em reprodução bovina. Assista ao vídeo

Um touro reprodutor da fazenda não está cobrindo e, consequentemente, não está emprenhando a vaca. Qual pode ser a raiz do problema? O próprio reprodutor ou matriz? Assista ao vídeo abaixo e saiba em detalhes o que pode estar acontecendo.

O relato veio do telespectador Rogério Nunes, de Santa Izabel (SP). Ele escreveu para o Giro do Boi e disse que tem uma vaca que já deu cria duas vezes e agora ela entrou no cio novamente.

No entanto, a vaca está sendo coberta pelo mesmo touro, mas a matriz não está pegando cria. E a vaca tem voltado o cio a cada 21 dias.

Quem esclareceu as dúvidas foi o zootecnista Rafael Cassiolato, especialista em reprodução bovina, no quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 26.

Exames no touro e na vaca

Estação de monta: saiba como atingir altos índices reprodutivos
Touro cobrindo vacas a campo. Foto: Divulgação

A recomendação é que seja feito, primeiramente, um exame andrológico no touro para averiguar a fertilidade do reprodutor.

Em seguida, também é recomendado que seja feito um exame ginecológico na vaca para ver se a matriz tem condições mesmo de ficar gestante.

Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta

Faça como o telespectador acima e participe do programa. Mande sua pergunta sobre manejo sanitário ou demais dúvidas que você possa ter na lida com a fazenda.

Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].