GENÉTICA ZEBUÍNA

Touro Nelore: saiba como acertar na escolha do melhor animal para a fazenda

Confira as dicas do zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)

Quer selecionar o touro Nelore sem erros? Assista ao vídeo abaixo de saiba o caminho das pedras para acertar na escolha do melhor animal para a fazenda.

A dúvida veio do telespectador Fábio Mota, do município de Pardinho (SP). A questão também foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 23.

Ele escreveu para o Giro do Boi e diz que está começando na pecuária e sua primeira aquisição foi um lote de vacas Nelore.

Mota pediu informações sobre a interpretação dos índices genéticos para acertar na escolha do melhor touro Nelore.

Quem deu as dicas ao produtor foi o zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Mensuração sobre o rebanho da fazenda

Vaca mal nutrida pare bezerro que rende 1,5@ a menos na hora do abate
Vacada nelore com bezerro nelore ao pé. Foto: JMMatos

O primeiro passo, porém, começa justamente com o rebanho de fêmeas da fazenda, segundo o especialista.

A coleta de informações confiáveis sobre o rebanho de matrizes, por exemplo, vai fazer com que o produtor selecione as vacas que de fato estão emprenhando mais cedo e que estão fazendo os números do rebanho da fazenda crescer.

Escolha de perfil do touro

Touro fazendo cobertura de vacas no pasto. Foto: Divulgação
Touro fazendo cobertura de vacas no pasto. Foto: Divulgação

Para os pecuaristas que estão iniciando a atividade, o ideal é que sejam escolhidos touros equilibrados que sejam bons para todas as características.

A relação de touros registrados pela ABCZ passam por 16 características de qualidades genéticas que podem elevar o desempenho do rebanho.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre qualquer dúvida que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].