Touro Sindi consegue cobrir a campo vacada Guzonel de maior porte?

Pecuarista cria a raça no estado do Pernambuco e quer saber se o touro, que tem como característica “estar mais perto do chão”, consegue saltar sobre matrizes mais altas

O criador de gado Flávio Guedes, titular da Fazenda Timbó, em Correntes, no Pernambuco, é criador de Sindi e quer saber se o touro da raça zebuína consegue cobrir em monta natural uma vacada Guzonel (Guzerá x Nelore), uma fêmea considerada de porte grande, ou seja, são mais altas.

Quem respondeu se o reprodutor tem um salto que possibilite enxertar as matrizes foi o zootecnista e gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Ricardo Abreu.

CARACTERÍSTICAS DO SINDI

Abreu apontou as principais características do touro Sindi e que qualidades ele poderá agregar ao rebanho do criador pernambucano.

“Muito interessante a sua questão. A raça Sindi é uma raça zebuína muito rústica, muito adaptada aos sistemas extensivo e semi-extensivo de produção e o interessante é que são animais de muita precocidade e acabamento de carcaça. Eles estão mais perto do chão e têm realmente uma velocidade de ganho de peso interessante”, ressaltou.

“Nós observamos a campo muitos animais frutos da cruza Zebu x Zebu em que o reprodutor é Sindi, seja pela inseminação artificial ou por monta natural”, pontuou.

COBRE VACAS ALTAS A CAMPO?

Na sequência, Abreu esclareceu a dúvida de Guedes. “Sim! Reprodutores Sindi têm a capacidade de cobrir fêmeas de qualquer outra raça, tanto Nelore, Guzerá, Tabapuã. Eles têm uma precocidade sexual e uma libido muito forte, então independentemente do tamanho da fêmea, da vaca, o touro Sindi consegue, sim, fazer a monta natural, e produz animais muito interessantes”, destacou.

“Além de ter rusticidade, são animais que têm uma adaptabilidade aos trópicos muito forte, (necessitando de) uma alimentação de menor teor nutritivo, tanto é que eles são realmente muito adaptados em converter carne e leite comendo o básico. São realmente animais muito rústicos e o senhor tem realmente vai ter uma grande satisfação, eu acredito, em criar a raça Sindi”, aprovou o gerente de fomento da ABCZ.

+ Que raça cruzar com vacas ¾ Nelore x ¼ Sindi para engordar no semiconfinamento?

Vou obter choque de sangue se cruzar touro Sindi com Nelore?

Que raça devo usar para fazer tricross com minha vacada F1 Sindi x Nelore?

ENVIE A SUA DÚVIDA

Qual é a sua dúvida sobre zebuínos e cruzamento para gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa sobre a dúvida a respeito do touro Sindi no vídeo a seguir: