Touros não melhoradores cobrem até 75% das vacas no Brasil

Programa da ABCZ tenta disseminar melhoramento genético e disponibiliza aplicativo de celular para auxiliar no processo.

Programa da ABCZ tenta disseminar melhoramento genético e disponibiliza aplicativo de celular para auxiliar no processo

O aplicativo ABCZ Mobile, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu para facilitar o acesso a animais selecionados geneticamente, está disponível aos pecuaristas desde o ano passado. A ferramenta auxilia os pecuaristas que desejam consultar animais e suas genealogias, além de verificar outras informações, como premiações e feiras em que estarão disponíveis.

No programa Giro do Boi desta terça-feira, 04, o jornalista Mauro Sérgio Ortega conversou sobre o assunto com Lauro Fraga, gerente do Pró-Genética, programa da própria ABCZ que visa melhorar a qualidade da produção de carne e leite por meio do uso de touros melhoradores.

Além do programa desenvolvido para celulares, Fraga comentou o avanço do Pró-Genética pelo Brasil e sua importância dentro do cenário reprodutivo do País. Segundo o gerente, atualmente cerca de 75% das fêmeas são cobertas por “bois comuns”, ou seja, sem determinação de sua origem genealógica.

Confira na íntegra a entrevista exibida nesta terça-feira.