Três dicas para prevenir a mastite na sua fazenda

Médica veterinária explicou o que é mastite, quais os prejuízos tanto em qualidade como em quantidade e ainda as melhores formas de prevenir o problema na fazenda

Em vídeo que foi ao ar no Giro do Boi desta segunda, dia 28, a médica veterinária Vanessa Masson, gerente técnica da MSD Saúde Animal falou sobre o que é mastite, as formas de transmissão e também três dicas para a prevenção.

De acordo com Masson, a mastite é uma inflamação da glândula mamária cuja causa são geralmente bactérias presentes no ambiente que encontram na ponta do teto a porta de entrada para a infecção.

Dessa forma, o animal com a infecção tem sua produção leiteira reduzida na comparação com os animais sadios. Daí vem a importância das iniciativas preventivas.

TRÊS DICAS PARA A PREVENÇÃO

Em seguida, Masson listou três dicas para prevenir a ocorrência da mastite na fazenda. Segundo a veterinária, esta é a forma mais eficaz para reduzir os impactos do problemas.

Em primeiro lugar, a veterinária aconselhou a higienização do ambiente para eliminar o desafio da mastite presente na sala de ordenha e nos equipamentos, por exemplo.

Depois disso, a realização do pré e pós-dipping. Ou seja, a desinfecção dos tetos antes e depois da ordenha. O manejo evita que vacas doentes passem a infecção para o animal que está aguardando a ordenha na sequência.

Além disso, Masson falou sobre a montagem da linha de ordenha, posicionando as vacas que são mais sensíveis e apresentam mastite com mais frequência ao final da fila.

PREJUÍZOS

Em conclusão, a especialista alertou para os prejuízos da mastite, que vão além da quantidade de leite. “Os prejuízos são inúmeros, inclusive na qualidade do leite, que também para o laticínio é algo que afeta a produção de determinados produtos que eles têm necessidade. Então existem algumas situações de bonificações em relação a qualidade do leite, mas é de extrema importância entender que essa doença está ali e que pode trazer muitos prejuízos. Por isso, todo dia a gente tem que estar tentando trabalhar para preveni-la”, comentou.

Segundo Masson, o bem-estar dos animais também sofre impactos da mastite. “Lembro também que é uma doença que causa dor nos animais. Então às vezes é necessário pensar no uso de um antinflamatório, pensando no bem-estar dos animais, identificar realmente esses animais que precisam ser tratados”, frisou.

Por fim, veja com detalhes as três dicas da especialista para prevenir a mastite dentro da porteira:

Foto: Reprodução / Embrapa