Três fatores para fazer a novilha pegar cria antes dos dois anos

Zootecnista respondeu dúvida de telespectador paraense que quer saber se suas novilhas criadas em capim Mombaça já estão prontas para o desafio da reprodução

O criador Antônio Soares, de São Félix do Xingu, no Pará, perguntou se o certo para novilhas criadas em pasto de capim Mombaça é pegar cria aos dois anos. Sua preocupação é que as novilhas precisem de até dois anos e meio para serem desafiadas à reprodução se a pastagem estiver fraca, o que tiraria o lucro de sua produção.

Para esclarecer o cenário ao produtor, o Giro do Boi consultou o zootecnista Rafael Cassiolato, consultor técnico da GlobalGen, que enviou a resposta exibida no programa desta segunda, 16.

A maioria das gramíneas, no ponto ótimo de corte, tem valor nutricional muito parecido. E isso oscila ao longo do ano. Então é sempre interessante a gente fazer uma suplementação de acordo com a necessidade dos animais para que eles aumentem de peso, que eles tenham um ganho de peso diário interessante”, observou o especialista.

Cassiolato listou três fatores que influenciam na precocidade sexual das novilhas, como no caso do criador paraense. “O que limita as novilhas entrarem em reprodução são três fatores: genética, nutrição e sanidade. Se ela tiver uma boa oferta de capim, um pasto de qualidade, uma suplementação adequada, uma boa genética, utilizando touros melhoradores, programas de melhoramento genético e uma boa sanidade, ou seja, um calendário sanitário, principalmente nesse caso, de reprodução, visando as principais doenças reprodutivas, a gente consegue ajustar essa idade”, projetou.

+ Tem idade mínima pra novilha pegar 1ª cria? A alimentação tem que ser diferente?

“Basicamente em novilhas Nelore, a gente inicia a reprodução em torno de 18 a 24 meses, mas já existem novilhas Nelore super precoces, que são inseminadas de 11 a 14 meses. Dependendo da região, genética e nutrição, mais uma vez, isso também pode ser atrasado, levando para 36 meses, o que, com certeza, vai diminuir a rentabilidade desse produtor. Então o ideal seria utilização de um bom suplemento, um pasto de qualidade, utilização de touros melhoradores para que a gente possa melhorar a genética desses animais, e que ela possa entrar mais cedo na estação de monta, e ainda ficar gestante mais cedo”, sustentou.

+ A partir de que idade as novilhas Nelore e as cruzadas manifestam cio?

Qual o jeito certo de suplementar vacas e novilhas nas águas e na seca?

O zootecnista reforçou a importância não só da concepção, mas do manejo ideal para que a novilha, ao se tornar primípara, tenha condições de reproduzir sua genética na próxima estação de monta. “E um detalhe: devemos pensar muito bem quando colocar a novilha em reprodução, porque a categoria mais difícil para reconceber é a primípara, ou seja, a novilha quando pare. A primípara tem que parir quando existe uma boa oferta de pastagem para que ela possa reconceber – e a melhor genética da fazenda é justamente a genética mais jovem”, salientou.

Fazenda usa estratégia nutricional para buscar quase 80% de prenhez em primíparas

Leia também:

Qual a idade mínima para a primeira cria de uma novilha?

Por que desafiar novilhas à cria aos 14 meses e como saber se estão prontas?

Fazenda desafia novilhas de 12 meses com desmama acima de 200 kg por vaca exposta

Por que o criador pode entrar como franco atirador no desafio das precocinhas?

Qual é a sua dúvida sobre reprodução de gado de corte? Envie para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

No vídeo a seguir é possível acompanhar a resposta completa do zootecnista: