Três motivos para apostar na cruza do Senepol com Simbrasil no Nordeste

Criador de São Sebastião do Passé-BA quer saber se acertará ao cobrir suas vacas com o taurino; zootecnista listou três motivos para o sucesso do cruzamento

Um pecuarista de São Sebastião do Passé, região metropolitana de Salvador, na Bahia, quer saber se o resultado do cruzamento de touros Senepol com vacas Simbrasil vai ser adequado para a sua região.

Foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamentos, autor do blog Crossbreeding e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, que atendeu o criador, citando três motivos para o sucesso da escolha.

“Sua pergunta é interessante porque usando o Senepol sobre matrizes Simbrasil, você agrega algumas coisas, como, por exemplo, heterose, ou choque de sangue, vigor híbrido, como a gente fala. Isso porque você está usando uma raça taurina adaptada (Senepol) que não tem ligação nem com Simental nem com Zebu (linhagens que formam o Simbrasil). Então você vai gerar heterose sobre esse gado. Além deste, existem outros dois motivos”, antecipou Zadra.

+ Valorização da fêmea atrai criadores para cruzamento com Simental

“O segundo motivo é que você estará produzindo animais muito adaptados, animais que vão ter mais ou menos em torno de 70% de tropicalização, que serão os filhos de Senepol sobre Simbrasil”, acrescentou.

“E, por último, é a complementaridade que você está gerando quando você usa uma raça como Senepol, que tem um biotipo mais precoce. Eu costumo dizer que é um biotipo de britânicos. Você está usando uma raça de menor porte sobre o Simbrasil, que é formado com ⅝ de Simental e ⅜ de Zebu, que produzem um animal de grande porte. O Simbrasil é considerado um bimestiço de grande porte”, justificou.

É muito bom cruzamento, vá em frente que você terá sucesso”, aprovou o especialista.

Que raças posso cruzar com minhas vacas F1 Simental x Nelore?

Vou acertar cruzando minhas meio-sangue Simental x Nelore com touro Caracu?

O que o criador pode esperar do cruzamento do Senepol com Nelore?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira no vídeo a seguir a resposta do zootecnista ao criador nordestino:

Foto ilustrativa: Reprodução / Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil