Vai dar certo cruzar Pardo-Suíço com Jersey no Nordeste?

Pergunta foi enviada por criador que tem propriedade voltada à produção de leite no município de Patos, no interior do estado da Paraíba

A pergunta do Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta quinta, 03, veio de Patos, município do interior paraibano. O criador Damião Lopes quer saber se é aconselhável cruzar Pardo-Suíço leiteiro com vacas Jersey.

“É um cruzamento interessante, mas é um cruzamento entre duas raças taurinas”, ponderou o zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics.

Marquez apontou quais são as principais qualidades que as raças oferecem ao produtor neste cruzamento. “A gente sabe a força do Pardo-Suíço, principalmente no seu quesito patas, no seu quesito cascos, força, rusticidade em termos de respiração. E a gente sabe o benefício da raça Jersey com produção de leite, com taxa de mantença, com produção de gordura.

Entretanto, o ambiente nordestino, com calor extremo e, em alguns casos, escassez de alimentos pode não ser o melhor para um animal F1 produzido a partir de dois taurinos. “Você está na Paraíba e a gente sabe que aí na Paraíba é muito quente. Então existe esse desafio do clima para você. E com dois animais taurinos, você está aumentando a necessidade de tratar melhor esses animais. Por isso, se você for fazer esse cruzamento, eu sugiro que você trabalhe muito bem o manejo dos seus animais”, advertiu.

Para o zootecnista, iniciar este cruzamento pode deixar o criador refém de uma situação complicada. “Eu gosto desse cruzamento, já vi vacas desse cruzamento. O que me preocupa é a posterior continuidade desse cruzamento. Quando eu cruzo uma vaca Jersey com um touro Pardo-Suíço, para a F1 eu preciso tomar decisões para saber o que fazer com ela. Eu vou colocar Pardo-Suíço ou vou colocar Jersey de novo neste processo? E sempre eu vou estar colocando taurinos dentro do processo”, esclareceu.

“Para a Paraíba, isso com certeza exige maior demanda na parte do manejo. Então preste atenção: o cruzamento é legal para se fazer uma F1, porém você precisa de um manejo correto para que ela não sinta todos os desafios da Paraíba em termos de calor, em termos de alimentação. A minha sugestão é que você tente, faça essa F1 para você testar, mas depois já saiba muito bem que a continuidade desse cruzamento vai depender da raça que você vai escolher para cruzar essa F1: ou Pardo-Suíço ou Jersey. Essa é uma decisão que a gente precisa ver com o tempo. Eu sou favorável, porém nós precisamos dar comodidade, nós precisamos dar conforto, manejo, nutrição e um clima muito bom para que esse animal possa retornar para você o que você espera dele, ou seja, um animal rústico e produtivo”, concluiu Marquez.

Posso cruzar vacas Jersey com touro Angus para produzir leite?

+ Em fazenda de SP, Pardo-Suíço desponta na produção de carne de qualidade

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de leite? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Jersey Brasil – ACGJB