Vale a pena apostar no cruzamento do Caracu com Guzerá?

Em mensagem enviada ao Giro do Boi Responde, criador de Goiânia-GO disse que é raro observar cruzamento entre as duas raças. “O que acha? Vale a aposta?”, perguntou

É muito difícil ver cruzamento de Caracu com Guzerá. Acho as duas raças muito boas, porém não vejo o cruzamento em nenhum lugar. O que acha? Vale a aposta?”, indagou o telespectador Adriano Machado, de Goiânia-GO.

Em participação no quadro Giro do Boi Responde nesta segunda, dia 07, o zootecnista Alexandre Zadra, supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, autor do blog Crossbreeding, fez suas considerações sobre o cruzamento.

“Se você tem uma base de matrizes Guzerá, ou Guzonel, que são ótimas matrizes, o cruzamento com Caracu será uma ótima opção para você ter uma recria e uma engorda a pasto, com animais que podem ser criados e recriado e engordados extensivamente porque são muito rústicos”, aprovou. “Quando você joga o Caracu, que é uma raça tropical, sobre uma Guzerá, também tropical, você fará um animal 100% tropical. Então ele é totalmente adaptado ao clima quente da sua região”, acrescentou Zadra.

+ Cruzar touro Caracu com vaca Nelore vale a pena?

O zootecnista informou que não só os machos, como também as fêmeas podem servir ao sistema produtivo do criador. “Você tem choque de sangue, você tem heterose e potencial de crescimento do Caracu com um animal também de ótima habilidade materna, que é o Guzerá. Além de machos pesados, você fará fêmeas muito leiteiras, de boa habilidade materna, que serão ótimas criadeiras. Essas fêmeas entrarão no cio mais cedo do que as zebuínas puras, do que as Guzerá ou Guzonel, no caso, por conta da heterose, do choque de sangue. Então vá em frente que você fará um ótimo cruzamento”, sustentou.

+ Touro Sindi consegue cobrir a campo vacada Guzonel de maior porte?

Zadra também indicou que raças o produtor pode utilizar para fazer o tricross em cruzamento com as F1 Caracu x Guzerá. “Se você quiser aproveitar as fêmeas F1 Caracu x Guzerá, uma ótima pedida é utilizar raças britânicas, como Angus ou Hereford, sobre essa matriz. Você continuará fazendo um animal de pelo zero, principalmente porque a matriz Caracu x Zebu é 100% tropical, podendo então receber sêmen de uma raça europeia do frio, de alto metabolismo, como Angus ou Hereford”, justificou.

Qual é a sua dúvida sobre zebuínos e cruzamento para gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

A resposta do especialista em cruzamento industrial pode ser vista na íntegra pelo vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / ABC Caracu