Vale a pena cruzar touro Caracu com vaca Nelore?

Criadores de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso enviaram perguntas ao programa sobre características e vantagens na cruza do taurino com o zebuíno

O zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, atendeu criadores que desejam saber as características da cruza do Caracu com o Nelore.

“A raça caracu é uma raça tropical trazida pelos portugueses há 500 anos para o Brasil e é um taurino adaptado, que apresenta um biotipo continental, é um animal de grande porte. É como se fosse um europeu de grande porte, só que adaptado ao calor. Quando nós cruzamos o Caracu com o Nelore, nós temos um vigor híbrido desejado, ou seja, nós temos heterose de 100%, o resultado esperado é muito ganho em peso. […] O peso é espetacular nos meio-sangue Caracu x Nelore”, apresentou Zadra.

As fêmeas F1 do cruzamento também tem boas qualidade, conforme elencou o especialista. “Quando você cruza o Caracu com o Nelore, você tem uma fêmea F1 de alta habilidade materna. Se a gente colocar as melhores no curral, a gente consegue tirar leite, mas o ideal é que ela seja uma ótima matriz para habilidade materna. Então quando você pensar em fazer cruzamento de pasto usando um touro de pasto, você pode utilizar o Caracu que você vai ter choque de sangue, vigor híbrido, heterose e resultado de maior ganho em peso, fêmeas espetaculares para habilidade materna. Sendo que estas fêmeas vão entrar no cio pela primeira vez com 340 a 350 quilos, com cerca de 18 meses”, detalhou.

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja no vídeo abaixo a resposta completa do especialista para as perguntas que vieram de Cristiano Gonçalves, de Formosa-GO; Gerônimo David Dias de Campos, de Novo São Joaquim-MT; e Juliano Pamplona, de Iturama-MG:

Foto: Reprodução / ABC Caracu