Vale a pena cruzar vacas Girolando com touro Braford?

Giro do Boi Responde a criadores do pontal do Triângulo Mineiro e do interior paulista que querem saber se é aconselhável utilizar a raça sintética no plantel de vacas leiteiras

A mesma pergunta veio de dois produtores diferentes: Wallysson, de Uberlândia, no Pontal do Triângulo Mineiro, e José Ricardo da Rrosa, de Monteiro Lobato, interior de SP, querem saber se podem cruzar touros Braford com suas vacas Girolando.

No quadro Giro do Boi Responde desta segunda, 02, que atendeu os criadores foi o zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics.

“Primeiro a gente tem que entender de onde vem a raça Braford. O Braford é uma fusão entre o Hereford e raças zebuínas. O Hereford é uma das raças mais antigas do mundo. É uma raça britânica e ela foi feita com muita consanguinidade para que você tivesse um animal precoce, fértil e de acabamento muito rápido. É um animal típico para corte, para altos resultados. No Brasil, essa raça Hereford foi cruzada com as raças zebuínas, inicialmente com Tabapuã e depois com o Nelore. Qual era o intuito? Fazer a raça precoce, mas também resistente aos ecto e endoparasitas brasileiros e a sua rusticidade. Então a gente teria uma raça que acabaria muito rápido no corte e ainda adaptaria muito bem no nosso país”, contextualizou Marquez.

“É uma raça hoje focada para corte. Ela é uma raça que a gente chama de sintética. Ela tem ⅜ de raças zebuínas e ⅝ de raça taurina, que é o Hereford”, acrescentou.

Apesar de reconhecer as qualidades da raça, o zootecnista ponderou que não é aconselhável utilizá-la para manter a produção de leite do rebanho. “Quando a gente vai fazer heterose ou vai procurar um cruzamento para a gente obter leite, nós precisamos utilizar raças de leite. Nesse caso, o Braford é uma raça de corte. Os bezerros terão a média do gameta do pai e da mãe, ou seja, a média de produção dos pais, (portanto a produção de leite) não será igual à da mãe, será inferior. Os animais não terão a produção de leite que você deseja”, apontou.

“Minha indicação é que você crie Braford separado. Como se fosse um núcleo da fazenda para você fazer animais de corte. Para a finalidade de abate e produção de carne. E separe o núcleo de leite, para que você possa trabalhar com vacas leiteiras e assim produzir o leite pagando as contas do dia a dia”, aconselhou.

+ Vou manter volume de produção de leite cruzando vacas Girolando com Tabapuã?

+ Posso cruzar vacas Jersey com touro Angus para produzir leite?

Que raça devo cruzar com minhas vacas Girolando para produzir bezerros de corte?

Tenho vacas leiteiras, mas desejo aumentar a produção de carne. Que raça usar?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa no vídeo a seguir:

Foto: divulgação / ABHB