TUDO SE APROVEITA

Vergalho bovino para que serve?

Parte do boi é iguaria consumida no mundo inteiro e pode custar cerca de US$ 200

Vergalho ou vergalhão, também conhecido como o órgão reprodutor do boi. Isso mesmo, o vergalho bovino, nada mais é do que o pênis do boi, iguaria consumida no mundo inteiro.

Mas para que serve o vergalho?

O vergalho para quem não sabe e estranha quando se fala desse ‘pedaço de carne’, ele é usado na culinária, como forma de petiscos para pets e também em tratamentos medicinais.

Curiosidades sobre o vergalhão de boi

curiosidades sobre o vergalho de boi
Vergalho desidratado para pets. Foto: luv.petiscos

O vergalho bovino, virou petisco desidratado mastigável para cães e gatos, por conter baixo teor de colesterol, ser uma carne natural composta de proteína e taurina, além de auxiliar na limpeza dos dentes e gengivas.

Na China por exemplo, o vergalho de boi, é um produto achado com facilidade em receitas gastronômicas, pois proporciona a sensação afrodisíaca no organismo humano.

Se você tem curiosidade em experimentar essa iguaria, é melhor preparar o bolso, pois os pratos em diferentes restaurantes podem chegar a valer cerca de US$ 200. 

Estas partes do boi como o testículo, vísceras e miúdos, são consumidas tradicionalmente em países do oriente. Sendo a maioria dos despojos exportados do Brasil.

Despojos bovinos

De acordo com a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), os despojos são porções não comestíveis extraídas dos abates de bovinos. 

Categoria que garante 95% da exportação do subproduto para consumo em países da Ásia e África.

Segundo informações da Embrapa Gado de Corte, existem 49 segmentos industriais que dependem dos subprodutos bovinos, classificados como não comestíveis e comestíveis. Podendo determinados produtos se enquadrarem em ambas as categorias.

Subprodutos comestíveis

O mais consumido é o fígado, mas a língua, miolo, rabo, bucho, vergalho e coração, também são classificados.

Subprodutos não comestíveis

Eles são desmembrados em diferentes subprodutos como a bílis, usada em produtos farmacêuticos, pele, sangue, pelo e glândulas, também são reaproveitados.

O berro que o bovino reproduz, também é usado em gravações sonora de filmes, tv, músicas e até mesmo em festas de peões.

Portanto, pode se dizer que o boi é um dos poucos animais no mundo, dos quais se aproveita 100% do animal.

Link externo

https://www.embrapa.br/

https://www.allpetsbr.com/