Virada no tempo traz queda de temperatura e ventos fortes para o Centro-Sul

No interior de SP, temperatura despenca de 32ºC para 15ºC, enquanto MS e MT devem sofrer com geadas; no Sul, há possibilidade de neve nas áreas mais elevadas

“Uma nova frente fria chega ao Brasil, trazendo um pouco de chuva, mas principalmente queda acentuada da temperatura, depois vai ter geada e até chance de neve”, resumiu o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Mapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A frente fria chega pelo Sul do Brasil, com chuvas que não devem passar dos 50 mm, mas o ponto de atenção é o vento e a queda de temperatura para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná. Ainda na sexta e ao longo do fim de semana, as condições passam também para São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e também a parte mais ao sul dos estados do Norte, como RO e AM. “Fica o alerta de queda na temperatura e vento forte na virada de sexta para sábado no Centro-Sul do Brasil”, complementou Schneider.

Os ventos podem chegar a até 70 km/h em toda a região Sul, SP e MS. No interior paulista, a temperatura despenca de 32ºC para 15ºC e pode haver chuvas. A previsão de precipitações indica mais intensidade no Sul e no litoral do Sudeste. O sul de MG também deverá ter pancadas no domingo. Na segunda as águas se deslocam para Bahia, Alagoas e Sergipe, ficando concentradas no litoral e menos no interior, à exceção do Amazonas, que também pode ter temporais.

Há ainda possibilidade de geadas leves a moderadas para as regiões serranas do Sul e também no MS e MT, o que é pouco comum. Queda de neve não é descartada nas áreas mais altas de RS, SC e sul do PR.

Veja o vídeo com a previsão do tempo completa para todo o Brasil nos próximos dias: