Volta das chuvas traz alívio para o estado de MG e região do Matopiba

No início da próxima semana, canal de umidade vai se dirigir ainda para Espírito Santo, interior da Bahia e chega ao Matopiba

A novidade do tempo para os próximos dias é o gradual aumento da umidade e o retorno das chuvas na região central do Brasil, reforçou ao Giro do Boi desta sexta, 18, o meteorologista e coordenador regional do Inmet, Marcelo Schneider.

Neste fim de semana, uma frente fria traz pancadas para toda a Região Sul, formando uma área de instabilidade que se desloca para São Paulo e Mato Grosso do Sul. As precipitações chegam também ao Pantanal do MS, sobem até o Mato Grosso, cruzando o estado até a Bacia Amazônica. Segundo Schneider, as localidades dentro do bioma deverão ter chuvas praticamente todos os dias daqui para frente, o que liga o alerta para dificuldades no transporte de gado na região.

Passado o fim de semana, as chuvas se espalham por outros locais. “Esta é a boa notícia. De domingo para segunda-feira, principalmente, volta a ter chuva na maior parte de Minas Gerais, chuva muito bem-vinda. Os volumes podem passar dos 40 a 50 mm em alguns pontos. Goiás também, que vinha bastante calor e tendo só chuvas pontuais, volta a ter acumulados provavelmente até acima dos 40 a 50 mm. E aí até na terça-feira esta chuva vai ficar até mais concentrada ao norte”, resumiu Schneider.

Segundo o meteorologista apontou, o canal de umidade da Amazônia vai se dirigir ainda para Espírito Santo, interior da Bahia e chega ao Matopiba, com volumes menos expressivos de chuva, de até 20 mm, mas que contribuem para melhorar a umidade do solo e do ar.

Veja a previsão completa com os mapas pelo vídeo abaixo: