Vou obter bons resultados cruzando o Tabapuã com Nelore?

Zootecnista listou as qualidades do cruzamento entre os zebuínos, como habilidade materna, sobra de couro, profundidade e rendimento de carcaça

Para o quadro Zadra Responde que foi ao ar no programa desta segunda, 1º de junho, o criador Robson, de Caroebe, estado de Roraima, enviou a seguinte dúvida:

“Zadra, vejo muitos cruzamentos de taurinos com zebuínos. Se eu utilizar o Tabapuã com minhas vacas Nelore eu obtenho bons resultados?”

O zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog Crossbreeding e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, começou contextualizando a história da evolução das espécies bovinas. “Você está retratando uma realidade de campo que acontece algumas vezes, como é o cruzamento entre zebuínos. Antes de qualquer coisa, a gente precisa ter em mente que o cruzamento surte mais efeitos positivos quando cruzamos raças que ficaram distantes entre si desde a formação do Bos primigenius. Há um milhão de anos houve a separação do Bos primigenius para Bos indicus e Bos taurus. O Bos taurus não tem cupim, Bos indicus tem cupim. Então como eles estão separados há um milhão de anos, desde a sua formação, você tem um resultado de cruzamento prático, um choque de sangue, um vigor híbrido muito alto, 100% de heterozigose, 100% de choque de sangue, e você ganha muita coisa quando você tem choque de sangue. Nesse caso, quando você cruza um europeu – um taurino – com um zebuíno, você obtém um choque de sangue tal que as fêmeas são muito precoces sexualmente, você tem muita saúde e você tem um macho que vai para abate pesado e tem muita fome”, explicou Zadra.

“No seu caso especificamente, em que você pergunta sobre Tabapuã em Nelore, é ótimo! Você está gerando heterose porque são raças diferentes. Seria um cruzamento entre zebuínos muito bom! Parabéns, excelente! Serão animais muito rústicos, fêmeas excepcionais com ótima habilidade materna, condição corporal diferenciada porque o Tabapuã insere uma profundidade muito boa no gado, insere couro, habilidade materna na Nelore. E o Nelore insere no cruzamento rendimento de carcaça. É um cruzamento entre dois zebuínos excelente, parabéns. Você pode fazer que você terá excelentes resultados, considerando que são dois zebuínos. Você tem menos heterose, menos apetite e ele ganha menos no mesmo tempo que os meio-sangue taurinos, mas serão ótimos cruzados entre zebuínos”, aprovou.

Perguntas e respostas sobre princípios dos cruzamentos para gado de corte

O zootecnista explicou a diferença de apetite entre animais 100% zebuínos e os meio-sangue taurinos. Segundo Zadra, ambos comem a mesma quantidade de comida ao longo de sua vida, mas o taurino come em menos tempo, ou seja, fica pronto para o abate mais cedo, por isso exige nutrição mais intensiva. “A gente tem que lembrar que no cruzamento industrial, no cruzamento entre raças quando a gente entra com um europeu – um taurino – e a gente gera heterose, todo bovino cruzado tem mais fome e ele, portanto, precisa comer mais em menos tempo. Lógico, por isso que ele sai antes dos outros, ele come a mesma quantidade de comida que um zebuíno, só que ele come em menos tempo”, acrescentou.

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Sua fazenda está preparada para lucrar com o cruzamento?

Qual a melhor raça para dar choque de sangue em Nelore no Pará?

Veja a resposta completa de Alexandre Zadra:

 

Foto: Reprodução / Facebook ABCT