Vou obter choque de sangue se cruzar Sindi com Nelore?

Zootecnista respondeu que cruzamento entre os zebuínos gera heterose, mas recomendou que produtor lance mão de outra raça num primeiro momento

A pergunta para o quadro Zadra Responde desta quarta-feira, 08, veio de Nova Brasilândia D’Oeste, estado de Rondônia, de onde Amaídes Feliciano perguntou se pode obter heterose cruzando as raças Sindi com Nelore, dois zebuínos.

“É uma pergunta interessante. O cruzamento entre duas raças, teoricamente, gera 100% de heterose. São duas raças diferentes, portanto, se você cruzar sua matriz zebuína de uma raça, por exemplo, supondo que seja Nelore com Sindi, você vai ter heterose. Se cruzar com um Guzerá, vai ter heterose. Tabapuã da mesma forma. O Gir também, no gado leiteiro. Portanto, existe heterose, a heterozigose ou choque de sangue ou vigor híbrido. A questão é que a complementaridade é menor”, ponderou o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamentos, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

Que raça devo usar para fazer tricross com minha vacada F1 Sindi x Nelore?

Por sua vez, Zadra sugeriu que o primeiro cruzamento seja feito entre um zebuíno e um taurino para depois o produtor usar outro Zebu num eventual tricross. “Aí na sua terra, na sua região, se você pode, use um europeu pela primeira vez no seu gado zebuíno, gerando mais resultado, porque ele tem mais apetite, ele ganha mais peso e a fêmea meio-sangue europeia x Zebu entra no cio mais cedo do que se você usar o Zebu na primeira vez. O ideal seria você fazer uma meio-sangue com raças europeias, seja Angus, Hereford, Simental, raças maternas”, indicou.

A partir desta meio-sangue Zebu x Taurino, o produtor pode introduzir uma terceira raça, inclusive podendo ser mais um zebuíno. “E você pode usar esta meio-sangue com uma terceira raça, podendo neste caso até ser um zebuíno. Você vai gerar um tricross ou um ¾ zebuíno, seja qual das raças você escolher, e vai fazer um bezerro muito pesado e totalmente adaptado. Esta ¾ zebuína é uma boa matriz também, vai entrar no cio mais cedo do que uma Zebu pura nas mesmas condições e mesma nutrição, logicamente. Elas entrarão no cio com 18 a 20 meses [..] e o macho é pesado, que vai embora para o abate entre o abate do F1 e o abate do zebuíno puro, vai ficar no meio do caminho. Você já ganha alguma coisa quando você faz o tricross usando dois zebuínos”, apontou.

Zadra pediu cuidado com eventuais problemas de parto no caso de o produtor usar um zebuíno sobre uma matriz F1 europeia. “Cuide com o parto, use touros que sejam positivos, que sejam bons para facilidade parto”, frisou.

Confira aqui todas as edições do quadro Zadra Responde

Perguntas e respostas sobre princípios dos cruzamentos para gado de corte

Assista aqui o Webinar Giro do Boi – Genética, Cruzamentos e Carne de Qualidade

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa no vídeo a seguir:

 

Foto ilustrativa: Reprodução / Facebook