Vou produzir carne com marmoreio se cruzar vacas F1 Simental com Belgian Blue?

Produtor do Oeste Paranaense tem intenção de participar do mercado de carne de qualidade a partir do cruzamento; veja considerações de Alexandre Zadra

O criador paranaense Ariovaldo Lanzoni, com propriedade em Guaíra, Oeste do Paraná, perto da divisa com Mato Grosso do Sul e Paraguai, enviou sua dúvida ao Giro do Boi para que pudesse ser solucionada no quadro Zadra Responde.

“Zadra, nas vacas meio-sangue Simental x Nelore você acha um bom cruzamento utilizar o Belgian Blue? Vai dar peso? Vai ser precoce? E o mercado de marmoreio, eu vou conseguir atender se eu fizer este cruzamento?”, indagou Ariovaldo.

O zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamentos, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, compartilhou suas considerações.

“Para você usar um europeu sobre a sua meio-sangue Simental x Nelore, você vai fazer um animal ¾ europeu. É um animal que não é rústico para ser recriado no calor de Guaíra. Sabemos que faz muito calor no Oeste Paranaense, então esse animal vai sofrer, vai ter menos apetite, é um animal muito europeizado. O ideal é que você usasse uma raça como um bimestiço. No máximo as raças mestiças. Ou um Bonsmara, no caso. Mesmo utilizando os bimestiços, como Braford, Brangus, Bonsmara, Canchim, Santa Gertrudis, enfim, elas raças do metabolismo que não são exatamente alto, mas são animais que requerem um certo capricho na recria, uma raçãozinha, dar um suplemento. Não pode faltar comida para estes animais (da cruza)”, recomendou.

Posso produzir carne de qualidade cruzando touros Brangus com vacas Zebu?

A recomendação pode mudar caso o produtor tenha intenção de super intensificar sua terminação. “Se você for desmamar e jogar diretamente no cocho, você pode usar um europeu. Nesse caso, pode usar um Belgian Blue para fazer alto rendimento, muito músculo. Lembrando que o Belgian Blue é usado na Europa sobre gado de leite, na última cria da vaca leiteira para fazer vitelos porque ele gera animais com muito músculo, com alto rendimento de carcaça. Então o objetivo do uso do Belgian Blue não é fazer carne marmorizada, e sim alto rendimento de cortes”, ponderou.

“Quando você procura mármore, ou marmoreio, e você quer realmente fazer o ¾ europeu, o indicado é você usar aí um Angus, que tem uma quantidade de marmoreio boa, tem touros com alto mármore, DEP de alto marmoreio na carcaça. Você pode utilizar as raças japonesas, como Wagyu, Akaushi, lembrando que para todos esses animais ¾ europeus filhos das vacas f1 Simental nós sugerimos que, prioritariamente, esse animal seja desmamado e jogado diretamente no cocho porque se você jogar ele no pasto, ele vai sofrer, se não tiver comida”, concluiu.

Akaushi é opção de qualidade na hora do cruzamento

Especialista dá dicas para pecuarista “construir” o boi com marmoreio

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja o quadro Zadra Responde desta sexta, 19, na íntegra: