Vou ter boas fêmeas de reposição cruzando Brahman com matrizes F1 Angus?

Especialista em cruzamento industrial alertou criador de Silvianópolis-MG que se a fêmea for novilha, é melhor esperar a segunda cria para usar o zebuíno

“Tenho fêmeas meio-sangue Angus x Nelore e gostaria de usar touro Brahman. As filhas deste touro Brahman com as minhas matrizes F1 Angus x Nelore serão boas mães? Posso continuar utilizando estas fêmeas para reposição do rebanho?”, indagou criador Werley, de Silvianópolis, estado de Minas Gerais, em pergunta enviada ao Giro do Boi.

A dúvida foi solucionada pelo zootecnista Alexandre Zadra, supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia e autor do blog “Crossbreeding”. Embora tenha aprovado o resultado deste tricross para repor o plantel de matrizes, o zootecnista fez um alerta.

“O cruzamento do Brahman numa F1 vai dar bezerros muito pesados e fêmeas muito courudas, com habilidade materna e ossatura. A gente sabe que o Brahman tem uma ossatura muito forte e sobre as suas matrizes F1 Angus x Nelore, vai gerar bezerros desmamados muito pesados mesmo”, aprovou.

O problema, segundo Zadra, é a possibilidade de haver distocia, dificuldade para parto, sobretudo se as F1 Angus x Nelore forem novilhas. “O fato que você tem que prestar atenção é com relação a parto. A distocia. Nós sabemos que os grandes problemas de distocia na pecuária, no cruzamento, ocorrem quando você usa uma raça zebuína sobre a matriz F1 Angus x Nelore ou Hereford x Nelore. Vamos dizer, em geral, uma novilha F1 sem cupim. Portanto, se a sua fêmea for meio-sangue Angus x Nelore for novilha, tome cuidado! Eu não recomendo que você use o Brahman sobre esta novilhinha meio-sangue Angus x Nelore. Aí você entra com uma raça taurina, seja Bonsmara, seja Caracu, seja Senepol para ela parir com facilidade o primeiro bezerro. Aí depois, na segunda, cria dela, você usa Brahman, ok?”, concluiu.

+ Zebuíno mais criado no planeta, Brahman está presente em mais de 70 países

+ Como evitar problemas de parto em novilhas F1 Angus?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Facebook