Vou ter bom resultado cruzando o Ultrablack com vacas F1 no Maranhão?

Criador com fazenda em Imperatriz-MA perguntou se é uma boa ideia cruzar suas matrizes meio-sangue Zebu x Angus com a raça Ultrablack

A pergunta para o quadro Zadra Responde que foi ao ar nesta segunda, 20, veio do criador Bergson, com propriedade em Imperatriz, no Maranhão. Ele disse que possui um plantel de matrizes F1 (Zebu x Europeu) e gostaria de saber se deve usar, sobre estas fêmeas, reprodutores da raça Ultrablack para fazer tricross.

Antes de indicar o cruzamento ideal, o zootecnista Alexandre Zadra contextualizou que no município, que fica em região de clima quente e úmido, o calor está sempre presente, com temperaturas sempre acima dos 30º C no verão e nunca abaixo dos 22º C nos dias mais amenos de inverno. “Região muito boa, promissora para a cria”, classificou o supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia e autor do blog “Crossbreeding”.

Zadra fez, então, suas considerações. “O que é o Ultrablack? Ele é produto de Angus sobre Brangus, ou então Brangus sobre uma matriz Angus. Esse touro é 81,25% de sangue Angus, ele é muito europeuzado. Quando você utiliza esse animal sobre uma matriz meio-sangue já F1 europeia, você produzirá um animal mais ou menos com 65% ou 66% de sangue europeu. É como se fosse quase, ou um pouco mais do que um Brangus ainda. Você vai ter um sangue muito europeuzado”, apontou.

Qual a diferença de trato do boi meio-sangue Angus para o Brangus ⅝?

O resultado deste cruzamento, segundo Zadra, é ideal para sistemas muito intensivos, sobretudo nas regiões de clima mais quente, onde o animal resultado da cruza não desempenharia bem em regime de pasto. “Esse animal vai bem para regimes intensivos, onde você desmama e joga no cocho diretamente. Ele não vai pastar porque é um animal de alto metabolismo. Ele só vai se alimentar de alimentos grosseiros, ou ele só vai pro pasto se a temperatura cair de 23º C, 24º C. Aí eu pergunto: a temperatura aí em Imperatriz cai de 23º C ou 24º C? A gente sabe que, mesmo à noite, não cai”, informou.

O zootecnista apontou possíveis soluções para o criador maranhense. “O que nós recomendamos? Que o Ultrablack seja usado numa matriz azebuada. Uma matriz ¾ Zebu, pelo menos, para que a gente gere quase um meio-sangue, como se fosse um F1. Nesta sua F1, preconize raças com pelo curto, como, por exemplo, Senepol, Caracu ou mesmo um Zebu”, recomendou. Zadra lembrou ainda para o produtor tomar cuidado na seleção do touro caso escolha um Zebu para cruzar com suas F1 por conta de problemas de parto.

+ Qual a melhor raça para cruzar com fêmeas meio-sangue Senepol no Maranhão?

+ Como aproveitar o melhor das vacas ½ sangue Caracu no clima quente?

“Então Ultrablack é um animal muito europeuzado, não use ele sobre a sua matrizes F1 caso você venha a desmamar e jogar no pasto, ok?”, frisou.

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa do zootecnista: