Aplicação aérea de herbicidas pode cobrir área até 20 vezes maior do que o trator em um dia

Especialista celebra popularização da técnica e afirma que otimização do tempo do pecuarista é ponto chave para o aumento da adesão à aplicação aérea de defensivos

No quadro Giro pelo Brasil desta quinta, 7, o médico veterinário Guto Catanante, representante técnico e comercial da Corteva Agriscience, a divisão agrícola Dow Dupont, conversou com o apresentador Mauro Sérgio Ortega sobre a popularização da aplicação aérea de herbicidas para pastagens.

Leia também:
Vai aplicar herbicida no seu pasto? Não comece antes de ver estas duas dicas
Saiba como ajustar a pressão do pulverizador para otimizar a aplicação de defensivos
Saiba como posicionar coletores no pasto para calibrar o avião que pulveriza produtos para pastagem

“Cada dia mais o pecuarista tem se atentado a esta tecnologia de controle químico através de aeronaves. Então nós percebemos que houve um incremento na adesão desta técnica, não só na Região do Bolsão, mas em todo o estado do Mato Grosso do Sul nós temos observado isto”, comemorou o veterinário. Segundo Catanante, no Brasil a aplicação aérea de defensivos é feita desde a década de 1950, mas sua popularização ocorreu dos anos 1990 até os dias atuais, uma vez que os profissionais brasileiros se especializaram e dominaram a técnica e seus detalhes e variáveis.

“O pecuarista vai ganhar principalmente na otimização do tempo dele, porque quando passa uma aeronave e faz um tiro de herbicida, a faixa varia de 15 a 25 metros, a uma velocidade média de 200 km/h. Enquanto no trator a gente uma faixa de 10 a 12 metros no máximo com uma velocidade de 4 a 6 km/h. A otimização do tempo é um ponto chave da aplicação aérea. No trator a gente faz de 20 a 25 hectares por dia. Na aeronave a gente pode fazer de 300 a até 500 hectares no mesmo período”, calculou Catanante.

Durante o quadro, o representante ainda comentou o lançamento da mais recente edição do Informativo Pasto Livre, publicação feita em parceria entre a Corteva Agriscience e a Scot Consultoria, disponível para download no link abaixo:

+ Informativo Pasto Livre – Abril e Maio/2018

Veja a participação completa de Guto Catanante, com dicas para a correta aplicação aérea de herbicidas para pastagens, pelo vídeo abaixo: