Com estação antecipada, criadores do Acre já preparam matrizes para a IATF

Segundo especialista, principal dica para a estação reprodutiva é selecionar as vacas mais saudáveis para converter os protocolos de inseminação em bezerros

Os criadores do estado do Acre já estão se preparando para a estação de monta de 2018. É que no estado o período reprodutivo do gado de corte começa um pouco antes na comparação com o que é feito no Brasil Central, já no mês de julho.

Quem falou sobre o planejamento dos pecuaristas ao Giro do Boi desta segunda, 30, foi o promotor de demandas da Boehringer Saúde Animal para o Acre, Rondônia e Sul do Amazonas, Anderson Scheeren, no quadro Giro pelo Brasil.

Ele reforçou que uma das principais tarefas dos produtores nesta época diz respeito ao aparte dos animais para aumentar a produtividade da estação de monta. “A principal dica é utilizar esses dias que antecedem a estação de monta pra fazer a seleção correta dos animais pra gente ter certeza que as fêmeas que vão receber o protocolo são realmente saudáveis e selecionadas”, recomendou.

Segundo Scheeren, o estado do Acre é um dos que mais insemina suas vacas proporcionalmente ao tamanho do rebanho. “A gente vê isso através da qualidade genética do gado. É uma tecnologia que vem dando muito certo e se a gente continua trabalhando com essas novas tecnologias a tendência é melhorar cada vez mais”, previu.

Veja a entrevista completa de Anderson Scheeren ao Giro do Boi: