Confinamento é opção para pecuarista do Norte do MT; planejamento garante a margem

Avanço da agricultura reforça intensificação da pecuária e produtor deve se atentar a ferramentas de trava de preço para assegurar o lucro; veja as dicas

Qual é a importância para o pecuarista usar travas de preço no mercado futuro? Para o produtor que leva seus animais para abate em confinamento por conta da baixa oferta de pasto na entressafra, é fundamental para garantir margem na operação.

Este foi o foco central do Giro do Dia desta quinta, 23 ,quando o gerente de compra de gado da indústria em Alta Floresta-MT, Adriano Guimarães, mais conhecido como Tatinha, conversou com produtores no Confinamento Charqueada, do pecuarista Miltinho Caetano, localizado no próprio entorno da cidade ao norte do MT.

De acordo com o pecuarista Antonio Passos, que levou seus animais para engorda na unidade do confinamento, utilizar as ferramentas disponíveis para mercado futuro dão segurança ao produtor. “A importância é poder tirar animais da fazenda nesse período de falta de capim e a segurança de saber quanto será o custo disso e já estar com o boi travado na venda”, resumiu.

O pecuarista Augusto Passos reforçou que a alternativa se torna cada vez mais viável pelo avanço da agricultura na região, viabilizando a produção intensiva de carne bovina. “Com a vinda da lavoura para essa região, a produtividade vai aumentar muito porque nós vamos passar a ter o grão aqui próximo da pecuária”, frisou.

O gerente regional de originação da JBS para a região leste do Mato Grosso, Vilmar Lemos, destacou algumas dicas para o pecuarista trabalhar com o travamento de preços para garantir a rentabilidade em sua atividade. “Produzir carne não é fácil e passa por um planejamento. Esse planejamento tem amarração na outra ponta, que é a venda da carne […] A empresa disponibiliza isso aos nossos parceiros para que eles possam fazer seu planejamento e o importante disso é saber o ponto de equilíbrio, o que vai custar a arroba produzida e aí definir a margem satisfatória para ele fazer o travamento. Importante também é o tempo desse travamento, ele não pode ser muito em cima da hora porque às vezes a gente não tem janela para atender o nosso consumidor”, acrescentou.

Veja as dicas de planejamento para abate em confinamento na época da entressafra pelo vídeo abaixo: