As três etapas do "fechamento de ponto mensal" em uma fazenda

No Quadro Dicas do Chaker, consultor revela detalhes de como fazer fechamento pecuário, agrícola e financeiro para a gestão adequada da fazenda

“Uma fazenda só tem controle quando ela tem o fechamento de ponto mensal”, destacou no quadro Dicas do Chaker que foi ao ar nesta sexta, 24, o zootecnista Antônio Chaker, diretor do Inttegra, o Instituto Terra de Métricas Agropecuárias.

O consultor alertou que para uma gestão adequada, os responsáveis pela fazenda devem analisar mensalmente os números de desempenho das diversas frentes de atuação da propriedade a fim de comparar o realizado com as metas previstas.

“Monitorar é diferente de controlar. Controlar eu tenho número. Monitoramento eu comparo isso com minha meta, com meu previsto. Fazer gestão é monitorar resultados, e não apenas controlar. Controlar é saber que eu abati duzentos e tantos bois, monitorar é comprar esses 200 animais com minha meta para abate naquele período”, explicou.

“O fechamento de ponto mensal é o momento onde todos os indicadores chave de performance da propriedade são analisados no máximo dentro do mês”, acrescentou.

São três etapas que compõem este fechamento: o pecuário, em que são analisados os indicadores do rebanho como mortalidade, lotação, previsão de venda, escore corporal; o agrícola, caso haja integração, que acompanha plantio, colheita, consumo de combustível de maquinário e clima; e o financeiro, que reúnes receitas, despesas de pagamento de boletos, entre outros, e organiza tudo de acordo com seu centro de custo.

Veja no vídeo abaixo como fazer o balancete mensal a partir destas informações: