Fazenda na Bahia aprova a fertirrigação do capim Mombaça para driblar a seca

Projeto foi implementado há um ano e, segundo o proprietário, viabilizou explorar todo o potencial da terra fértil encontrada na região de Itapetinga

O quadro Giro do Dia desta terça, dia 23, mostrou o exemplo de um projeto inovador em uma fazenda localizada na região de Itapetinga, na Bahia. É a Fazenda Colatina, de Edimar Margoto, que há um ano resolveu que, para passar pelo obstáculo da seca, que limitava a sua produção de carne bovina, iria utilizar fertirrigação de suas pastagens de capim Mombaça.

Por ora, a área que recebe a fertirrigação é limitada, mas tem potencial para crescer e ampliar a fatia dentro da fazenda. “Se der certo nós vamos evoluir porque nós estamos nesta região fantástica, região de Itapetinga-BA. Tem terra boa, para a comercialização de gado é muito bom. Nós temos bons frigoríficos aqui, mas o pasto seca e nós temos que administrar esse período de seca. Você só resolve com a fertirrigação, como temos aqui”, avaliou.

Margoto disse que já detectou a superioridade do gado terminado na área fertirrigada e disse que a propriedade está de portas abertas para receber produtores da região que queiram implementar sistema similar. “Tem que ter trabalho e investimento, senão a gente não consegue fazer as coisas”, concluiu Margoto.

Veja o vídeo completo clicando no player abaixo: