Programa “Touro Zero” usa castração ao nascimento para produzir carne de qualidade

Segundo veterinário, a média de 10@ de peso à desmama dos machos confirmou que manejo não interferiu no desenvolvimento dos animais

A Fazenda Evelyn, que está localizada no distrito de Triunfo, no município de Candeias do Jamari, estado de Rondônia, é o berço do programa Touro Zero. Trata-se de uma inovação na pecuária da região, por usar a castração ao nascimento como ponto-chave de seu sistema produtivo de carne de qualidade.

No quadro Giro do Dia desta quinta-feira, dia 2, o médico veterinário e consultor da fazenda, Ademir Ribeiro, explicou em detalhes como funciona o manejo reprodutivo, que começa com a inseminação das vacas entre setembro e dezembro, parição entre junho e setembro e os machos recém-nascidos castrados logo ao nascimento.

No vídeo abaixo, Ribeiro celebra a primeira pesagem dos animais desmamados, indicando média de peso de 10@. Os novilhos serão agora encaminhados para terminação em confinamento na Estância Espora de Prata, em Ariquemes-RO, e destinados ao abate no Protocolo 1953, cuja produção serve à linha de carnes premium de mesmo nome. “Não tem problema nenhum de crescimento, não atrofia”, confirmou o consultor.

No próximo dia 29, o próprio Ademir Ribeiro estará presente no Giro do Boi como convidado especial para revelar mais detalhes do sistema de produção do programa “Touro Zero”.

Veja o registro da bezerrada desmamada na Estância Espora de Prata, do pecuarista Edson Neri da Silva: