Novo medicamento quebra a resistência do carrapato e ajuda a controlar infestação

Produto lançado nesta semana para o pecuarista gaúcho atua na formação da quitina, substância responsável pelo "escudo" do carrapato, e impede seu desenvolvimento

Nesta quinta, 29, o médico veterinário Gustavo Ilha, gestor de demanda da Boehringer Saúde Animal, falou ao Giro do Boi sobre o lançamento do ectoparasiticida Neox, que ajuda o pecuarista no controle da infestação por carrapatos.

O diferencial do produto está em seu princípio ativo, que age na quitina do carrapato, substância que atua na formação do “escudo” que o protege. “O produto foi feito para adentrar no programa sanitário em épocas específicas e atua no ciclo do carrapato quando ele está no bovino, impedindo o desenvolvimento das larvas para ninfas e das ninfas para a fase adulta, agindo na formação da quitina”, explicou Ilha.

O lançamento do produto no Rio Grande do Sul ocorreu na última terça, 27. Os pecuaristas do estado têm um desafio maior para controlar a infestação de carrapatos no rebanho por conta da resistência menor que têm as raças taurinas mais utilizadas na região. “Em decorrência disso, muitos pecuaristas utilizaram várias moléculas sem controle adequado e esse controle inadequado levou à resistência dos carrapatos, aumentando o desafio no campo”, contextualizou.

Veja abaixo mais informações sobre o tempo no vídeo completo da participação do veterinário no Giro do Boi.