Pecuária do Sul do Piauí se intensifica com o crescimento da agricultura

Veja o trabalho de terminação intensiva no semi-confinamento de animais meio-sangue Angus na Fazenda Laranjeiras, localizada em Uruçuí-PI

No quadro Giro pelo Brasil desta quarta, 30, o médico veterinário e supervisor técnico da Tortuga DSM para Maranhão e Piauí, Josué Firmino Soares Filho, destacou o trabalho da Fazenda Laranjeiras, localizada em Uruçuí, sul do PI.

O trabalho de terminação intensiva de animais meio-sangue Angus é viabilizado pelo crescimento da produção de grãos na região, localizada no MATOPIBA, e que serve de alimentação para os animais. “É tendência no sul do Piauí o aumento da capacidade de produção de grãos, o que reduz o preço dos insumos”, explicou o veterinário.

Leia também
Cresce em 70% utilização de confinamento na região do MATOPIBA

A fazenda faz a compra dos animais ainda bezerros, com oito ou nove arrobas, e a alimentação na seca é suplementada com proteico energético até que atinjam as 14 ou 15 arrobas, quando entram no semi confinamento e confinamento com feno e farelo. O resultado é um ganho de nove a dez arrobas por animal ao ano e uma lotação de mais de 3,5 cabeças por hectare, visto que a propriedade conta com 1800 hectares, sendo 400 destinados para a produção de feno, e 5.000 cabeças.

Segundo o supervisor, a região sul do Piauí tem se destacado pelo embarque de gado jovem para outros estados do Nordeste brasileiro, como Paraíba, Pernambuco, Ceará e Alagoas.

Veja mais informações, vídeos e fotografias da Fazenda Laranjeiras clicando no player abaixo: