Performance da sua fazenda depende de rotinas gerenciais; saiba como criar as suas

Segundo consultor Antônio Chaker, implantar rituais detalhados de gerenciamento, como verificar altura do pasto e aparte de lotes, é fundamental para buscar as metas estabelecidas

Nesta quinta, 17, o Giro do Boi levou ao ar mais um vídeo de uma série especial de conteúdos feita pelo repórter Marco Ribeiro com o zootecnista, mestre em produção animal e consultor Antônio Chaker, diretor do Inttegra, o Instituto Terra de Métricas Agropecuárias, que aborda quais são os diferenciais das fazendas de sucesso que servem de modelo para as demais se modernizarem.

Nesta entrevista, o objetivo foi falar da importância da criação de rotinas gerenciais para melhorar cada vez mais a performance da equipe de gerentes, peões e capatazes. “A gestão é o que sustenta as outras áreas. Fazer gestão é fazer tudo para bater meta e gerenciar é acompanhar se está acontecendo o que você queria que acontecesse: o pasto está na altura que eu queria? O aparte do gado está na qualidade que eu queria? A despesa do mês está dentro esperado? Então gerenciar é olhar se está acontecendo aquilo que eu queria que acontecesse e agir”, resumiu o consultor.

Chaker reforçou que a fazenda precisa medir seu desempenho para poder gerenciar, ou seja, definir metas para poder dizer se o que acontece é o desejado. Para desenvolver as metas, o zootecnista sugeriu a criação de rotinas, começando pela definição de uma meta anual, que se divide em atividades executadas ao longo de dois semestres, que por sua vez se dividem em dois trimestres, em meses e, cada mês, quatro semanas. “Fazer a gestão é implantar estes rituais”, simplificou.

Confira as dicas completas pelo vídeo abaixo: