Nova balança permite ao pecuarista pesar o rebanho sem manejo no curral

Nova tecnologia promete facilitar a pesagem dos animais que por muitas vezes, as grandes distâncias da invernada até o curral inviabilizam o manejo, que é feito poucas vezes durante o ano.

A pesagem do rebanho pode ser um problema dentro da porteira. Por muitas vezes, as grandes distâncias da invernada até o curral inviabilizam o manejo, que é feito poucas vezes durante o ano e não possibilita o acompanhamento do peso dos animais no dia a dia. Mas uma nova tecnologia promete facilitar esta etapa por meio de uma balança localizada no meio da invernada e que transmite os dados coletados até o escritório.

O equipamento foi apresentado durante a Beef Expo, feira que aconteceu no início de junho na capital São Paulo. Em entrevista ao jornalista Mauro Sérgio Ortega, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte Pedro Paulo Pires falou sobre a estrutura. “O produtor vai fazer um corredor de cerca e no meio ele coloca a plataforma da balança. Ela pode estar no caminho para a água, ração, na praça de alimentação, enfim, onde o boi tiver que ir. Quando ele passa solto pela balança, uma antena transmite as informações até o escritório da fazenda, distante até 30 km, e registra o peso de cada cabeça toda vez que ela vai beber água”, detalhou Pires. Para tanto, os animais devem ser brincados.

Veja mais detalhes desta balança na entrevista abaixo: