Taxa de lotação em fazenda no MA salta 260% com estratégia de limpeza de pastagem

De acordo com o produtor, controle das plantas daninhas foi o responsável pelo aumento da produtividade. "Pasto é o insumo mais importante para o pecuarista", destacou

O quadro Giro pelo Brasil desta sexta, 03, foi até a cidade de Igarapé Grande, no estado do Maranhão, para conversar com o pecuarista Naum Ryfer, titular da Fazenda Igarapé. Até o ano 2000, a propriedade tinha dificuldades para aumentar a sua lotação por conta de problemas com plantas daninhas.

Por conta disso, a partir de 2001 o produtor apostou em um projeto de recuperação de suas pastagens, conquistando de lá até o ano passado um salto de 260% na sua taxa de lotação, saindo de 0,5 UA/ha/ano para 1,78 UA/ha/ano. O rebanho da fazenda que era de 2.000 cabeças passou para 4.800 animais.

Curta a página do Giro do Boi no Facebook

“Eu acredito que pasto é o insumo mais importante para o pecuarista. O gado a gente pode substituir, mas a terra onde nós estamos é o nosso patrimônio, é o que nós temos de mais importante e de mais valioso. Nós temos que cuidar dela com muito carinho, limpando a terra, acabando com as ervas daninhas e criando pastagens de altíssima qualidade. Sem essa pastagem não é possível que a genética, por melhor que seja, se expresse”, disse hoje ao Giro do Boi o pecuarista Naum Ryfer.

Para desenvolver o projeto de combate às plantas daninhas, Ryfer contou com o apoio do engenheiro agrônomo pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, Wagner Pires. “A gente tem hoje um projeto de divisão em que o gado roda bem em boas gramíneas . Nós conseguimos esse resultado graças à limpeza de plantas daninhas que nós fizemos, fomos limpando as pragas duras com o tempo e, hoje, a fazenda atingiu um nível de excelência de pastagem ímpar”, relembrou Pires.

+ Pastagens para gado de corte: 5 dicas para aumentar a produtividade

Por conta de se tornar referência em produtividade para a sua região, a Fazenda Igarapé sediará neste sábado, 04/08, a 18ª edição de seu dia de campo. O evento começa às 08h na sede da fazenda. O contato para mais informações sobre o encontro pode ser feito pelo número (99) 3647 1112. Pelo site da propriedade é possível também saber como chegar até a fazenda.

+ Dia de Campo Fazenda Igarapé 2018: como chegar

“Eu quero aproveitar para convidar todos os pecuaristas. Nós estamos esperando vocês de braços abertos. Os ouvintes, internautas, telespectadores do Giro do Boi, se puderem, estamos aqui esperando vocês”, disse Ryfer, reforçando o convite para o dia de campo.

Veja a entrevista com Naum Ryfer e Wagner Pires na íntegra no vídeo: