Touro Braford dá certo em vaca F1?

Na estreia do quadro Zadra Responde, especialista destaca resultados do cruzamento tricross ‘Nelore x Red Angus x Braford’ e meio-sangue ‘Nelore x Braford’

A sexta-feira, 31, marcou a estreia do quadro Zadra Responde, em que o zootecnista Alexandre Zadra, escritor do recém-lançado livro “Caindo na braquiária”, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia tira dúvidas de criadores a respeito do uso do cruzamento industrial em suas mais variadas vertentes.

A primeira pergunta foi feita pelo criador Ivan Bruns, que tem propriedade no município de Gaspar, no Vale do Itajaí catarinense:

“Fiz o primeiro cruzamento de Red Angus nas minhas (vacas) Nelore e agora comprei um touro Braford para usar nas minhas meio-sangue e também nas minhas Nelore. O que você acha? Nós somos pequenos produtores e matamos parte do rebanho dos machos após confinamento e outra parte vendemos na desmama”, indagou o pecuarista.

“O primeiro cruzamento você fez muito bem feito. O Angus na Nelore vai gerar uma fêmea de altíssima qualidade, precoce com ótima habilidade materna, desmamando sempre um bezerro muito bom. A segunda fase do cruzamento aí para Santa Catarina você também acertou, usando um bimestiço que vai gerar heterose e, ao mesmo tempo, uma certa adaptabilidade. O Braford na sua F1 vai fazer um bezerro muito pesado e uma fêmea também de qualidade. E você também fará um macho sobre as Nelore também de altíssima qualidade”, aprovou Zadra.

+ Potencial produtivo expande fronteiras do Hereford e Braford no Brasil

O especialista acrescentou ainda: “Recomendo que você use o Braford nas suas Nelore. Se você não tiver um europeu puro para usar, ou não estiver inseminando – o ideal seria inseminar com uma raça europeia, um Angus, e depois jogar o Braford em cima -, mas se você não tem, pode utilizar o touro Braford nas suas zebuínas que você vai ter um excelente resultado”, incentivou.

Veja a resposta completa no vídeo abaixo:

 

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Foto: divulgação / ABHB