Um terço das fazendas de pecuária no Brasil dá prejuízo

Segundo consultor, uma boa análise de viabilidade econômica pode mudar esta realidade. “Agropecuária supera qualquer aplicação financeira de longe,” afirmou

Você sabe como realizar uma análise de viabilidade econômica para projetos a serem implementados em sua propriedade? Este é um conhecimento que tem uma ligação direta com o sucesso de uma fazenda de gado de corte.

O assunto foi abordado nesta sexta, 25, no Giro do Boi, pelo zootecnista, mestre em produção animal e consultor Antônio Chaker, diretor do Inttegra, o Instituto Terra de Métricas Agropecuárias.

“Entre você ter uma ideia e fazer com que essa ideia se torne um sucesso econômico ou sucesso financeiro, você precisa fazer uma análise de viabilidade. É antever quais são as receitas do projeto, as despesas e quais as chances de sucesso que esse projeto vai ter”, explicou.

Chaker ressaltou ainda que a análise da viabilidade de projetos dentro da porteira deve levar em consideração se a iniciativa combina com o perfil da atuação da fazenda no mercado, ou seja, se os frutos daquele esforço terão escoamento para poder dar o retorno esperado e, mais que isso, combinar também com o perfil do pecuarista. “O importante é equilibrar o dinheiro com aquilo que ele gosta de fazer”, frisou.

“Hoje no Brasil um terço das fazendas de pecuária de corte e de leite dão prejuízo e um terço dá um lucro enorme. Dizer que está na atividade agropecuária, por si só, não garante teu resultado, mas ser profissional na atividade agropecuária garante completamente o resultado da propriedade, que supera qualquer aplicação financeira de longe”, animou-se Chaker.

Veja as dicas de análise de viabilidade econômica clicando no vídeo abaixo: